Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Diretoria de Governança da UFPI realiza ação itinerante para fortalecimento institucional

Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 14h43

WhatsApp_Image_2022-11-28_at_10.48.28.jpeg

Primeira visita da DGov Itinerante realizada a Superintendência de Recursos Humanos (SRH/UFPI

Em ação inédita, a Diretoria de Governança da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove visita às unidades acadêmicas e administrativas desde o dia 27 de outubro. O intuito da ação itinerante é discutir as boas práticas de governança alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a importância da transparência e da Prestação de Contas, assim como orientar as unidades na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e da Prestação de Contas, especialmente no que tange aos Relatórios de Atividades que integrarão o Relatório de Gestão da UFPI do exercício 2022. A ação, que percorrerá 33 setores, inclusive os espaços lotados nos campi fora de sede, os Hospitais Veterinários Universitários e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), segue até 7 de dezembro com a realização de encontro no Hospital Universitário (HU).

25112022-DSC_0116.jpg

Diretora de Governança da UFPI, professora Cleânia Sales

“A UFPI precisa prestar contas à sociedade, demonstrando o que foi produzido ao longo do ano, como os recursos públicos foram utilizados, as metas do PDI que foram atingidas e os resultados que impactaram na melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Então, esse trabalho de orientação e monitoramento para a implementação do PDI e PDU e para a realização da prestação de contas constitui tarefa da Diretoria de Governança”, frisou a professora Cleânia Sales.

A comissão da DGov Itinerante é composta pela Diretora de Governança da UFPI, Profa. Cleânia de Sales Silva; o Coordenador de Planejamento e Gestão da Informação, Airton Vieira; e o Gestor de Integridade da UFPI, Kelson Soares Brito, com o apoio do Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Prof. Luís Carlos Sales.

bom_jesus_.jpg

DGov Itinerante em visita ao Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus

Segundo a professora Cleânia Sales, o objetivo da DGov Itinerante é conscientizar os gestores da importância da governança em uma Instituição de Ensino Superior. “É preciso ressaltar aos nossos gestores e à comunidade ufpiana que o planejamento e a prestação de contas não são processos meramente burocráticos. Eles são vitais para a manutenção da Universidade enquanto uma instituição pública e para o cumprimento da sua missão de oferecer um ensino de excelência, uma vez que são referências para as avaliações do Ministério da Educação (MEC) e do Tribunal de Contas da União (TCU)”, acrescentou.

O Tribunal de Contas da União estabelece indicadores de governança pública que foram propostos com a intenção de avaliar o índice integrado de Governança e Gestão públicas (IGG), bem como mensurar o estágio de implantação de boas práticas de governança baseadas em liderança, estratégia, responsabilidade, gestão de pessoas e contratações. Nesse índice, a UFPI avançou cerca de 33% ao comparar o ranking de 2019 e 2021 do TCU, superando a faixa classificatória “Inicial” e passando a compor a “Intermediária” no que diz respeito à governança. “A nossa gestão tem como meta avançar cada vez mais neste índice, tornando a nossa UFPI referência em governança”, finalizou a Diretora.

Conheça as ações da Diretoria de Governança da UFPI

A Diretoria de Governança da UFPI foi criada em 28 de abril de 2017, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - PROPLAN, contudo somente no dia 29 de agosto de 2022, teve sua Política de Governança aprovada, atendendo ao Decreto Federal Nº 9203 de 2017.

Entre as ações desenvolvidas pela DGOV/PROPLAN, em parceria com as unidades, no que tange ao fortalecimento das boas práticas de governança, nos anos de 2020-2022 estão:

• Criação da Comissão de Governança Setorial, responsável por incentivar e apoiar as práticas de governança nas unidades administrativas e acadêmicas, acompanhar e verificar a implementação das metas propostas pelo PDI e PDU e a realização da prestação de contas, como também manter diálogo direto com a Diretoria de Governança da UFPI;
  • Conclusão e monitoramento do PDU das unidades
  • Atualização e funcionamento do Comitê Interno de Governança da UFPI, enquanto conselho máximo de deliberação em governança da Instituição, composto pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores, superintendentes, contando com o apoio e assessoria da Diretoria de Governança da Universidade;
  • Criação da Unidade de Integridade e Riscos da UFPI;
  • Aprovação da Política de Gestão de Riscos da UFPI;
  • Aprovação do Plano de Gestão de Riscos e da Matriz de Riscos e Tratamentos da UFPI (2020-2022);
  • Atualização do Plano de Transformação Digital da UFPI;
  • Institucionalização do Sistema de Ética do Poder Executivo Federal e criação da Comissão de ética Profissional da UFPI – COMEP/UFPI;
  • Atualização e funcionamento do Comitê de Governança Digital;
  • Revisão e atualização de 1.150 atos normativos da UFPI;
  • Atualização (e criação) dos regimentos das unidades (em andamento);
  • Atualização do Plano de Dados da UFPI;
  • Realização da DGOV Itinerante (em andamento).

Confira mais fotos das visitas as unidades acadêmicas e administrativas:

WhatsApp_Image_2022-11-28_at_10.49.11.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-28_at_10.54.44.jpeg