Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Autoavaliação Institucional da UFPI 2022 recebe participações da comunidade acadêmica até 23/12

Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 08h33

Iniciou esta semana o período de Autoavaliação Institucional 2022 da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Avaliação é a oportunidade em que toda a comunidade acadêmica pode registrar sua opinião sobre a qualidade didático-pedagógica das aulas, turmas e da infraestrutura da Universidade e seus cursos. O questionário pode ser respondido até dia 23 de dezembro, pelo SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Trata-se de atividade obrigatória legal de todas as instituições federais de ensino superior e serve para nortear o repasse de recursos federais para as universidades.

A diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva, destaca a autoavaliação institucional como um processo democrático e coletivo voltado a todos os segmentos da UFPI e de extrema importância para a instituição e toda a comunidade acadêmica. "A autoavaliação não serve apenas para o cumprimento de uma obrigatoriedade legal e ser divulgada no site da universidade, mas para ser utilizada no planejamento e no estabelecimento de estratégias e de novas ações da gestão, em prol da melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão", afirma.

WhatsApp_Image_2022-12-01_at_16.30.42.jpeg

Cleânia Sales, diretora de Governança da UFPI

Nesse sentido, a diretora cita as duas novidades desta edição da Autoavaliação Institucional. A primeira diz respeito à inclusão de novos segmentos na pesquisa, a saber, estudantes da pós-graduação Lato Sensu, dos Colégios Técnicos e da Educação do Campo (LEDOC), com questionários específicos. "A Diretoria de Governança da UFPI já vinha trabalhando, junto à Comissão Própria de Avaliação (CPA),  para incluir os novos segmentos nos questionários da autoavaliação, pois eles fazem parte da comunidade ufpiana e não podem ser negligenciados em uma avaliação tão importante quanto esta", explica. Gestores, docentes e técnico-administrativos já integravam a pesquisa, bem como os discentes de graduação (presencial e a distância) e de pós-graduação Stricto Sensu. Cada segmento responde a um questionário específico, de modo que todos os públicos da Universidade sejam contemplados pela pesquisa, a qual é realizada anualmente.

Outra novidade é a utilização do relatório, que será produzido com as respostas da autoavaliação de 2022, como subsídio para a elaboração do novo PDU 2023-2024 (Plano de Desenvolvimento da Unidade), em todas as unidades da UFPI. “Essa prática será mantida também nos próximos anos, de modo que os relatórios da Autoavaliação Institucional se tornem efetivamente subsídios para o Planejamento, tanto em nível estratégico (PDI), como em nível tático e operacional (PDU)”, enfatiza a diretora Cleânia.

Kelly Palombit, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), destaca a importância da participação de todos que compõem a UFPI, para que a atuação da Administração Superior, a partir das avaliações, seja mais eficaz. “Esse é o momento em que os diversos segmentos podem avaliar a instituição, o local, onde estudam e trabalham todos os dias", disse. “É quando todos podem falar o que gostam na Universidade e o que pode melhorar”.

escolasaudepublica-27_1.jpg

Kelly Palombit, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFPI)

A variedade de grupos contemplatos, segundo a presidente da CPA, garante uma avaliação institucional por diversas perspectivas. "Com a colaboração ampla, podemos ter uma visão diferente de cada segmento. Os alunos, por exemplo, podem apontar uma fragilidade que os professores não observariam”, destacou.

A Profa. Edna Nascimento, coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, explica a relevância do trabalho desenvolvido pela CPA, por meio das pesquisas de Autoavaliação e outros processos semelhantes. "É a CPA que coordena os procesos de avaliação da UFPI e divulga seus resultados, de modo a manter a transparência das ações da nossa Instituição", disse. "Sua missão é favorecer o desenvlvimento da UFPI por meio do levantamento de dados para que a Universidade possa se conhecer e se aprimorar", completa.

Edna Nascimento, coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica

Participação em avaliações anteriores - Alunos da graduação e da pós-graduação, bem como os professores e gestores, são os grupos que mais participaram da pesquisa de autoavaliação nos últimos anos. Dentre os pontos mais bem avaliados no que diz respeito à infraestrutura da UFPI, por exemplo, a comunidade acadêmica destaca as salas de aula, auditórios e bibliotecas. Confira o relatório da última Avaliação Institucional, referente ao biênio 2020-2021, clicando aqui.

“A expectativa para a edição de 2022 é que os índices de participação da comunidade acadêmica sejam ampliados, permitindo que os resultados reflitam a realidade da UFPI e que possam contribuir para um planejamento com resultados condizentes com as reais necessidades e potencialidades da nossa instituição”, finaliza a Diretora de Governança da UFPI.

Entenda a Avaliação - A Autoavaliação abrange cinco eixos e dez dimensões da UFPI. Os eixos são: 1) Planejamento e Avaliação Institucional; 2) Desenvolvimento Institucional; 3) Políticas Acadêmicas; 4) Políticas de Gestão; 5) Infraestrutura Física.

Já as dez dimensões abordadas nos questionários são: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa e extensão; responsabilidade social da UFPI; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da Instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos discentes; sustentabilidade financeira.