Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Arimatéia confere grau à primeira turma do PROCAMPO/UFPI em Jaicós

Reitor Arimatéia confere grau à primeira turma do PROCAMPO/UFPI em Jaicós

O reitor Arimatéia Lopes presidiu, na última sexta-feira (17), no município de Jaicós (PI), a colação de grau da primeira turma do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) Institucional da UFPI. Realizada na Quadra Poliesportiva da Unidade Escolar Anísio de Abreu, a solenidade contou com a presença de autoridades locais, professores e representantes da administração superior da UFPI. Ao todo, 53 estudantes concluíram o Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática.

Na oportunidade, o Reitor da UFPI, destacou a importância da modalidade PROCAMPO para a Universidade, que formou sua primeira turma no município de Jaicós. Ele afirmou que "esta foi uma turma perseverante, na qual dos 60 alunos inscritos, 53 concluíram o curso".

O Coordenador do Procampo/UFPI e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, Prof. MSc. Ariosto Moura da Silva, explicou sobre o mercado de trabalho em que o profissional desta área pode atuar e a importância do curso para sanar a deficiência de professores nesta área.

"Há um estudo constatando uma deficiência na formação de professores na área de Ciências da Natureza e Matemática. Então, a UFPI, frente a essa demanda, apresentou uma proposta junto ao MEC para formar professores nessa área para o campo (meio rural). No pólo de Oeiras, estamos formando 59 professores que vão concluir seu curso em julho de 2014 e, em Jaicós, os 53 profissionais formados contribuirão para levar a ciência para o campo. Com o PROCAMPO, a Universidade desenvolveu toda uma sistemática para dar suporte aos alunos: eles possuíam, durante o período de aula, todo o material acadêmico, alimentação, hospedagem e lanches patrocinados pelo Programa", explica.

Ainda de acordo com professor Ariosto, o PROCAMPO será encerrado em 2014. Em seu lugar, serão instituídas licenciaturas regulares.

"Serão oferecidos cursos de graduação com 120 vagas (60 pra janeiro, 60 pra julho) e em sistema de alternância (os alunos passarão um tempo na universidade e outro desenvolvendo atividades na comunidade acompanhados de um professor). O campus de Picos foi contemplado com uma licenciatura em educação do campo e toda a região deste município terá uma licenciatura voltada para dar suporte às demandas que venham surgir após a formação desta primeira turma", esclarece.

Ex-prefeito do município de Jaicós, o Dr. Ozanam Barros foi o paraninfo da primeira turma do PROCAMPO Institucional da UFPI. Ele afirmou sentir-se honrado com o convite e ressaltou que a inclusão do município no quadro do Programa foi muito útil. "O PROCAMPO ampliou a parte cultural, a parte social e até a parte econômica de Jaicós e de toda a microregião que a circunda. Nós só temos, como jaicoenses, a agredecer ao Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes pelo acolhimento", coloca o paraninfo.

Ao todo, três formaturas foram realizadas na última sexta-feira (17). Além da realizada em Jaicós, em Teresina e Floriano aconteceram formaturas dos Colégios Técnicos, que contaram com a presença da Vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira e do Diretor do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, respectivamente.