Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto Seminário "Diálogos Internacionais: a produção do conhecimento em Educação"

Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 17h30

05122022-DSC_0238.jpgAbertura do Seminário "Diálogos Internacionais: a produção do conhecimento em Educação"

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (05) a abertura do Seminário "Diálogos Internacionais: a produção do conhecimento em Educação" promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED) no auditório Maria Salomé Cabral. Durante a solenidade de abertura, o Reitor Gildásio Guedes marcou presença. O seminário conta com a participação presencial e remota de pesquisadores brasileiros e internacionais, como os palestrantes Prof. César Tello da Universidade Nacional de La Plata na Argentina, Prof. Omar Público Chaves da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, Profa. Rosana Evangelista da Cruz do PPGEd. Além disso, o encontro tem como meta a troca de experiências acadêmicas e o fortalecimento do processo de internacionalização na pós-graduação em educação na UFPI.

A abertura também foi marcada pela presença do Coordenador dos Programas Stricto Sensu e representante da Pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação (PRPG), Prof. Francisco Nascimento; da Assessora Internacional da UFPI, Profa. Juliana Paz; da Diretora do CCE, Profa. Eliana de Sousa Alencar; do Coordenador do Seminário e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Prof. Elmo de Souza Lima; do representante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. José Deribaldo Gomes dos Santos; e da Assessora de Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Ana Celia Toledo.

05122022-DSC_0252_copy_copy.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes parabenizou a iniciativa do programa e destacou a importância das relações internacionais dentro da Universidade tanto para professores quanto para os alunos. “Parabenizo pelo empenho na realização deste evento e na dedicação com a troca de conhecimento tão valiosa para a nossa Instituição. É um prazer acompanhar de perto esse evento e dizer que a Universidade Federal do Piauí sente-se honrada com a contribuição de cada um que desenvolve esse projeto”, declarou.

05122022-DSC_0270.jpgSeminário promovido pelo PPGEd contou com a participação de discentes

O Coordenador do Seminário e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Prof. Elmo de Souza Lima, destacou que esse encontro é importante para consolidar a troca de experiência entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. “Precisamos intensificar a nossa internacionalização com o envio também de professores do nosso programa para as universidades argentinas, espanholas, portuguesas para favorecer a troca de conhecimento acadêmico e cultural”, disse.

05122022-DSC_0231.jpg

A Diretora do CCE, Profa. Eliana de Sousa Alencar, mencionou que o evento é importante para estimular os alunos, pois o projeto de internacionalização visa garantir a possibilidade de um intercâmbio. "Há sempre instituições no Brasil e fora do nosso país que oferecem mobilidade, então é um programa que vai possibilitar que os nossos alunos saiam e tenham novas experiências”, pontuou.

05122022-DSC_0241.jpgDiretora do CCE, Profa. Eliana de Sousa Alencar

Representando a Pró-reitoria de Ensino e Pós-Graduação (PRPG), Prof. Francisco Nascimento ressaltou sua felicidade pelo avanço da Universidade. "Sou grato a todos que fazem o CCE, especialmente aos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí. É um pleito de gratidão que nós prestamos em relação a essa dimensão acadêmica e a nossa experiência profissional enquanto docentes do campus", disse.

05122022-DSC_0246.jpgRepresentante da Pró-reitoria de Ensino e Pós-Graduação (PRPG), Prof. Francisco Nascimento

A Assessora Internacional da UFPI, Profa. Juliana Paz, declarou sua satisfação em ver como a UFPI está a frente desse processo de internacionalização. ‘Muitas pessoas confundem que o processo de internacionalização é apenas fazer um intercâmbio e é muito mais do que isso. Em todas as ações que desenvolvemos hoje, a internacionalização ela não acontece só em nível de pós-graduação, mas em todos os eixos como ensino e pesquisa, pós-graduação, extensão e na inovação”, finalizou.

05122022-DSC_0243.jpgAssessora Internacional da UFPI, Profa. Juliana Paz

Confira o álbum com as fotos do evento