Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança livro sobre primeira Força de Paz da ONU
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI lança livro sobre primeira Força de Paz da ONU

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na última sexta-feira (17), foi realizado no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o lançamento do livro Batalhão Suez, do Prof. Dr. Ricardo Arraes. A obra, que é fruto de sua tese de doutorado defendida em 2009, na Universidade Federal Fluminense, conta a história da primeira Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), enviada em 1956, à Faixa de Gaza.

O evento contou com a participação dos 20 militares veteranos piauienses que participaram da missão. Além destes, membros da comunidade acadêmica e alunos do curso de História prestigiaram a cerimônia.

Segundo o autor da obra, Ricardo Arraes, o interesse pela história da missão surgiu ainda na infância, devido a sua proximidade com um dos integrantes piauienses da Força, do qual era vizinho. Após um reencontro e já atuando na área da História, o professor decidiu retribuir o feito dos integrantes da missão, homenageando-os com um livro que traz memórias do Batalhão de Suez. A Força permaneceu 10 anos na Faixa de Gaza, cujo feito rendeu ao grupo o Prêmio Nobel da Paz de 1988. "O assunto é mais atual do que imaginamos, pois todos os dias notícias são divulgadas em relação aos no Oriente Médio, por isso a necessidade de se resgatar essa história", disse Arraes.

Professor Ricardo Arraes autografa livros em noite de lançamento

Durante a cerimônia de lançamento do livro, também foi apresentado um documentário produzido por Paulo Rogério, graduado em História pela UFPI. O curta-metragem é uma extensão do trabalho de pesquisa sobre o Batalhão de Suez e contém entrevistas com os veteranos piauienses. O documentário é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Paulo Rogério, que foi orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Arraes.

Sobre o resultado de sua obra, Ricardo Arraes afirmou ter a sensação de que ainda fez pouco para reconhecer o trabalho realizado pelo grupo. "Eles não são reconhecidos pelo Exército, não têm valor reconhecido pela Academia, por isso, me senti na obrigação de fazer um livro sobre eles e trazer essa memória que é muito importante para a história do Brasil, sobretudo, para a diplomacia brasileira", enfatizou o docente.

Presente na cerimônia, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, disse que o trabalho de Ricardo Arraes é de grande relevância para a Universidade e para a sociedade piauiense e brasileira como um todo. "Uma obra que fala sobre o Batalhão Suez, que era um grupo de militares que participaram de uma missão de Paz da ONUl, resgata a memória desses homens que fizeram um trabalho importantíssimo. Acho que é mais um trabalho que ajuda a gente a entender a sociedade piauiense e brasileira. Sem dúvida, é uma contribuição fundamental".

Veteramos que participaram da Força de Paz estiveram presentes do eventos

 

Fim do conteúdo da página