Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança livro sobre primeira Força de Paz da ONU

Professor da UFPI lança livro sobre primeira Força de Paz da ONU

Na última sexta-feira (17), foi realizado no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o lançamento do livro Batalhão Suez, do Prof. Dr. Ricardo Arraes. A obra, que é fruto de sua tese de doutorado defendida em 2009, na Universidade Federal Fluminense, conta a história da primeira Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), enviada em 1956, à Faixa de Gaza.

O evento contou com a participação dos 20 militares veteranos piauienses que participaram da missão. Além destes, membros da comunidade acadêmica e alunos do curso de História prestigiaram a cerimônia.

Segundo o autor da obra, Ricardo Arraes, o interesse pela história da missão surgiu ainda na infância, devido a sua proximidade com um dos integrantes piauienses da Força, do qual era vizinho. Após um reencontro e já atuando na área da História, o professor decidiu retribuir o feito dos integrantes da missão, homenageando-os com um livro que traz memórias do Batalhão de Suez. A Força permaneceu 10 anos na Faixa de Gaza, cujo feito rendeu ao grupo o Prêmio Nobel da Paz de 1988. "O assunto é mais atual do que imaginamos, pois todos os dias notícias são divulgadas em relação aos no Oriente Médio, por isso a necessidade de se resgatar essa história", disse Arraes.

Professor Ricardo Arraes autografa livros em noite de lançamento

Durante a cerimônia de lançamento do livro, também foi apresentado um documentário produzido por Paulo Rogério, graduado em História pela UFPI. O curta-metragem é uma extensão do trabalho de pesquisa sobre o Batalhão de Suez e contém entrevistas com os veteranos piauienses. O documentário é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Paulo Rogério, que foi orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Arraes.

Sobre o resultado de sua obra, Ricardo Arraes afirmou ter a sensação de que ainda fez pouco para reconhecer o trabalho realizado pelo grupo. "Eles não são reconhecidos pelo Exército, não têm valor reconhecido pela Academia, por isso, me senti na obrigação de fazer um livro sobre eles e trazer essa memória que é muito importante para a história do Brasil, sobretudo, para a diplomacia brasileira", enfatizou o docente.

Presente na cerimônia, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, disse que o trabalho de Ricardo Arraes é de grande relevância para a Universidade e para a sociedade piauiense e brasileira como um todo. "Uma obra que fala sobre o Batalhão Suez, que era um grupo de militares que participaram de uma missão de Paz da ONUl, resgata a memória desses homens que fizeram um trabalho importantíssimo. Acho que é mais um trabalho que ajuda a gente a entender a sociedade piauiense e brasileira. Sem dúvida, é uma contribuição fundamental".

Veteramos que participaram da Força de Paz estiveram presentes do eventos