Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI marca presença na Expoapi 2022

UFPI marca presença na Expoapi 2022

Última atualização em Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 14h45

2F24AF0E-A7C2-4DBB-B514-2D6B660F7B8E.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é destaque na 71ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí, com estande em que apresenta tecnologias desenvolvidas, pesquisas e promove interação com a comunidade. Este é o segundo ano seguido que a UFPI participa da Expoapi, após um período de 15 anos sem estar presente ao evento.

Pela UFPI, o Centro Ciências Agrárias (CCA) e o Colegio Técnico de Teresina (CTT) levam à Expoapi uma demonstração de ações desenvolvidas em prol do agronegócio e também do pequeno produtor.

Ao longo desta semana, o Reitor da UFPI Gildásio Guedes tem promovido várias visitas ao estande para acompanhar a participação da Universidade, em apoio ao trabalho desenvolvido por docentes, pesquisadores e estudantes. Estiveram presentes ainda no local o diretor do CCA, Willams Costa Neves, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Mônica Arrivabene, professora do CCA; e o coordenador de programa, cursos de formação e políticas sociais da PREXC, Prof Acrísio Sampaio, também docente do CCA.

IMG-20221210-WA0065_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes visita estande da UFPI presente na Expoapi 2022

“Muito importante a participação da Universidade neste grande evento para fomentar o agronegócio, tendo em vista que temos cursos na área da agronomia e da veterinária e inúmeros profissionais com expertise, que apresentam à comunidade colaborações que a Instituição tem a oferecer para fortalecimento do setor produtivo”, avalia o Reitor Gildásio sobre a presença da UFPI na Expoapi 2022.

IMG-20221210-WA0069.jpg

Apresentação de mostruários de plantio

Com objetivo de promover uma aproximação entre a universidade e a comunidade, em especial com os produtores rurais, o estande da ufpi traz riqueza de trabalhos realizados dentro da academia. No espaço, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPI apresenta mostruários de milho e sorgo para silagem, três tipos de cultura de plantio de capins, tomates e pimentas no vaso, plantas medicinais e um aquário com diversos peixes. Além de amostras sobre a conservação de forragem (alimento consumido pelo animal), como silagem e feno, ambos são métodos para o gramado, que visam à produção de plantas para a criação de animais. Durante a participação da universidade no evento, os alunos estão tendo a oportunidade de explicar sobre os trabalhos produzidos e expostos, além de manterem contato com sua futura profissão, assim como com o setor agropecuário e o agronegócio.

C4AA27B1-2149-4F83-97F9-60678E62A69D.jpeg

Apresentação de trabalhos no Estande da UFPI

O estande contou ainda com a presença de docentes do CCA, que auxiliaram na produção de testes andrológicos( avaliação da capacidade de reprodução do animal) em caprinos e ovinos, assim como outros professores que participaram de palestras no Senar ( Confederação da Agricultura Pecuária do Brasil) e no Sebrae.

Presente ao estande, o Colégio Técnico de Teresina (CTT) montou uma vitrine viva com banco de proteina para alimentação animal, uma alternativa para viabilizar economicamente a produção animal para agricultura familiar, tanto bovina como caprina e ovina.

IMG-20221210-WA0067.jpg

Além disso, somam-se a exposição no estande da UFPI, a Liga de Anatomia do CCA, algumas incubadoras e uma parceria, que resultou na apresentação de produtos agropecuários no local.

IMG-20221210-WA0070.jpg

Mônica Arrivabene, Pró-Reitora da PRAEC, durante visita ao estande

A 71ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) iniciou no dia 4 de dezembro e segue com suas atividades até amanhã (11/12). O evento ocorre no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina. Nesta edição, a Expoapi reune expositores de 18 estados, que impulsionam e fomentam o setor agropecuário na capital, dentre eles está a amostra de trabalhos da universidade. Além disso, a programação conta com vaquejadas, leilões e atrações musicais.

Confira mais fotos:

IMG-20221210-WA0066.jpg