Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI recebe DCE para reunião sobre demandas dos estudantes
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI recebe DCE para reunião sobre demandas dos estudantes

Imprimir
Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 09h33

12122022-DSC_0307.jpg

Salão Nobre da Universidade Federal do Piauí

A Administração Superior da UFPI recebeu na manhã desta segunda-feira (12) representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para discutir demandas do segmento. Na reunião, o reitor Gildásio Guedes e o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales, receberam as diretora de Finanças do DCE, Thays Dias; e de Comunicação do diretório, Karla Luz, para dialogar sobre a situação orçamentária da Universidade frente à permanência das restrições financeiras que afetam a instituição, além de outra temáticas como segurança. Também estiveram presentes na ocasião o Diretor de Gestão de Recursos da Proplan, Ricardo Alaggio; e o Coordenador de Orçamento, Rangel Meirelles. 

12122022-DSC_0301.jpg

Thays Dias e Karla Luz, diretoras de finança e comunicação do DCE

Na oportunidade, foi apresentado às estudantes o histórico do orçamento da UFPI, que vem sofrendo sucessivas reduções desde 2015. O Pró-reitor Luís Carlos Sales explicou que nos últimos cinco meses, com o retorno das aulas presenciais, houve um aumento substancial das despesas, sobretudo no consumo de energia elétrica, aquisição de gêneros alimentícios e recontratação de postos de trabalho terceirizados. 

12122022-DSC_0308_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes pontuou que a situação é delicada. A suspensão dos repasses financeiros feitos à Universidade, que costumam ocorrer todo início de mês, compromete a capacidade de a Instituição liquidar seus compromissos. Há ainda a preocupação com as previsões do orçamento da UFPI para 2023, que, segundo a PLOA, é da ordem de apenas 93 milhões. "Considerando a média de gastos dos últimos 5 meses, a previsão para o próximo ano é de que sejam necessários pelo menos 25 milhões de reais a mais do que o estabelecido na PLOA para conseguirmos manter nosso funcionamento", disse Gildásio Guedes.

 

12122022-DSC_0305.jpg

Pró-Reitor de Planejamento da UFPI, Luís Carlos Sales

O Pró-Reitor Luís Carlos Sales destacou que a gestão é solidária com os estudantes e compreende as demandas colocadas, mas que a Instituição só pode definir estratégias dentro de sua capacidade financeira. “Este ano foi difícil e dependemos muito do novo orçamento que pode ser aprovado pelo Congresso. Mas estamos sempre abertos para esclarecer a situação para a comunidade acadêmica”, pontuou. 

Segurança na Universidade

A questão da segurança também foi abordada na reunião. A Reitoria pontuou que tem atuado para garantir acolhimento da comunidade acadêmica. O Reitor Gildásio destacou algumas medidas já adotadas, como o remanejamento de posto armado de área administrativa para espaços estratégicos próximos aos estudantes, reforço na iluminação e o fechamento de portões em determinados horários para facilitar o controle do fluxo de pessoas nas dependências da UFPI. 

O reitor explicou ainda que, apesar de a Universidade ser um espaço aberto atravessado por vias públicas importantes e depender prioritariamente da segurança pública do estado, a Administração Superior tem agido no sentido de assegurar o bem-estar da comunidade acadêmica. "De nossa parte, estamos em permanente vigilância, colaborando com o trabalho das forças policiais do Piauí, no apoio à nossa comunidade, desenvolvendo estratégias para garantir o bem-estar a todos”, reiterou.

“A gente sabe que não é um problema só dessa gestão, mas que a Universidade tem muitos desafios a resolver e estamos aqui para entender o que acontece”, afirmou Thays Dias, diretora de finanças. As demandas foram acolhidas pela Administração Superior e dialogadas junto ao DCE, em mais uma demonstração de transparência e abertura da gestão às necessidades dos estudantes.

 

Fim do conteúdo da página