Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em Gestão Pública realiza Webinário “Pacto Federativo na Educação no Piauí”
Início do conteúdo da página

PPG em Gestão Pública realiza Webinário “Pacto Federativo na Educação no Piauí”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h15

4_1.PNG

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) o 1ª Webinário do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI), sob o título “Pacto Federativo na Educação no Piauí – Novo Fundeb”. O evento surgiu das discussões realizadas durante a disciplina de Arranjos Federativos e Políticas Públicas, ministradas pelo professor Francisco Mesquita de Oliveira, que integra o quadro de docentes permanentes do Programa. O propósito do Webinário foi esclarecer sobre a importância e os desafios enfrentados pelo Novo Fundeb em âmbito nacional e estadual, a partir da visão dos acadêmicos e dos praticantes que estudam sobre o assunto.

Participaram da organização do evento os discentes Anathália Cristina, Kaíque Moura e Marcelo Morais, juntamente com o professor Francisco Mesquita e o Coordenador do Curso, professor João Carlos Hipólito. Foram convidados a integrar os debates Cristiane Vieira, da Técnica de Planejamento da Secretaria de Educação do Piauí; Gildo Neves, Presidente do CACS-FUNDEB/PI; e Leomir Araújo, Coordenador de Operacionalização do FUNDEB – COPEF.

Os convidados esclareceram e debateram sobre a gestão do Novo Fundeb em perspectiva micro e macrorregional, respondendo, ainda, sobre comentários e dúvidas advindas dos ouvintes. O Webinário teve grande aderência da comunidade acadêmica e profissional, contabilizando mais de 200 visualizações na transmissão ao vivo. O stream foi realizado, em tempo real, na plataforma Youtube, no canal do PPGP/UFPI, o que possibilitou que o evento fosse acompanhado, simultaneamente, por diferentes públicos do Piauí e de outros estados.

O Webinário fez parte de um movimento de disseminação dos conhecimentos produzidos no curso do PPGP/UFPI. A iniciativa partiu de uma concatenação de ideias entre discentes e docentes, e visou chamar atenção para o debate sobre um tema atual com grande repercussão para a sociedade piauiense. O PPGP visa à resolução dos problemas interdisciplinares que impedem o desenvolvimento socioeconômico à nível local, inclusive na seara da educação e do Novo Fudeb.

A transmissão do Webinário se encontra disponibilizada, na íntegra, no canal do Youtube do PPGP/UFPI. O link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=TZNpFf4IUsc_

Fim do conteúdo da página