Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o projeto de extensão Sala de Ações

Inscrições abertas para o projeto de extensão Sala de Ações

Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 09h18

Encontram-se abertas as inscrições para o projeto de extensão Sala de Ações. A Sala de Ações constitui a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo promovida pelos cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrando acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência Política, além de agentes externos à UFPI, o projeto se propõe a estudar, analisar e divulgar informações sobre o mercado financeiro e de capitais brasileiro, identificando processos de seleção de carteiras de investimentos.

Com encontros semanais (aos sábados a tarde), o projeto inicia o seu segundo ano, no âmbito da UFPI (na UFPB, instituição idealizadora do projeto, na pessoa do Prof. Sinézio Fernandes Maia, o projeto já tem 18 anos), com a consolidação do grupo de docentes e monitores (alunos que concluíram a formação no 1 ano do projeto), adicionando meios de divulgação na internet, como o Instagram, Twitter e Youtube.

Além disso, no primeiro semestre de 2023 ocorrerá o I Simpósio Sala de Ações UFPI, com os objetivos de: Discutir estratégias de investimentos; Discutir métodos de alocação em renda variável; e Estimular a produção científica de modo que auxiliem investidores e corretoras; propiciando formação acadêmica sintonizada com a linguagem do mercado.

Foto_João_Hipólito.jpg

Professor João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento

Segundo o professor João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, coordenador do projeto neste segundo ano, a Sala de Ações “é um projeto multidisciplinar focado em formar profissionais aptos a, a partir da compreensão do funcionamento e operação do mercado de capitais brasileiros, exercerem funções de analistas de mercado, assessor de investimentos, educador financeiro e carreiras correlatas. Além disso, o projeto incentiva o desenvolvimento de pesquisas científicas, bem como promove o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis, como liderança, gestão de equipes, habilidade analítica, entre outras”, disse.

Na visão do coordenador Adjunto, Prof. Antônio Vinícius Oliveira Ferreira, o projeto “apresenta extrema relevância à formação discente, uma vez que oportuniza, ainda na graduação, a vivência das rotinas tradicionais de uma casa de análise do mercado financeiro, englobando células de: Educação Financeira; Análise fundamentalista; Análise Técnica; Gestão de Risco; e Análise Macroeconômica”, afirmou.

Thiago_Gomes.jpeg

Professor colaborador Thiago Gomes

O professor colaborador Thiago Gomes define a Sala de Ações como “uma oportunidade única para o discente, aprender a ter discernimento para construir uma vida financeira pautada em um modelo já validado e ficar mais próximo de oportunidades no mercado de trabalho. Fazer parte desse projeto é fazer parte do mercado financeiro ainda como aluno de graduação”, afirmou.

Para realizar as inscrições no projeto Sala de Ações, os alunos UFPI devem acessar o módulo Extensão (SIGAA> Portal do Discente>Módulo Extensão>Ações de Extensão>Inscrições On-line> Acesso à área de Inscrições em Ações de Extensão). Já para os interessados externos à UFPI devem acessar e preencher o formulário disponível no link (https://forms.gle/qJL1xwrbVmZRTz7C6) até o dia 08/01/2023. A previsão é que os encontros  semanais iniciem-se no dia 14 de janeiro de 2023.