Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora de Física é eleita a segunda cientista da UFPI a compor a Academia Brasileira de Ciências

Escrito por Renata Santos | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 09h35

A professora Gardênia de Sousa Pinheiro se tornou a segunda mulher cientista da Universidade Federal do Piauí a integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A eleição aconteceu no dia 15 de dezembro, momento em que a entidade recebeu os novos membros afiliados, eleitos na região Nordeste e Espírito Santo, para o período de 2023 a 2027. Além de eleger os cinco nomes que representam cinco universidades brasileiras, sendo uma delas a professora Gardênia.

A pesquisadora atua no Departamento de Física, do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI), e estuda a área da Física dos Materiais, com foco em nanomateriais e materiais cristalinos. Até o momento de sua indicação, a única mulher pesquisadora da UFPI a integrar a Academia Brasileira de Ciências havia sido a professora Fernanda Marciano, da mesma área de atuação de Gardênia.

“Essa nomeação na Academia Brasileira de Ciências é o reconhecimento do longo trabalho científico que venho desenvolvendo desde a graduação”, afirmou a pesquisadora. “Tal indicação também é fruto do trabalho que realizamos na UFPI, mais especificamente no Programa de Pós-Graduação em Física e no Laboratório de Pesquisa Física dos Materiais. Me sinto muito honrada em representar essa Universidade na ABC”, destaca.

WhatsApp_Image_2022-12-20_at_16.12.17.jpeg

Profa. Gardênia Pinheiro (CCN/UFPI), segunda pesquisadora da UFPI a integrar a ABC

Da região Nordeste e Espírito Santo, foram eleitos pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Confira aqui a lista completa dos novos membros afiliados eleitos.