Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Biologia/CCN realiza I Mostra Extensionista

Departamento de Biologia/CCN realiza I Mostra Extensionista

Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 12h58

WhatsApp_Image_2022-12-21_at_18.40.08_1.jpeg

Professores do Centro de Ciência da Natureza (CCN/UFPI) desenvolveram, nessa quarta (21/12), a “I Mostra Extensionista do Departamento de Biologia”, evento realizado no Centro de Ensino em Tempo Integral Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina. Foram expostos, apresentados e divulgados, os trabalhos produzidos pelos bolsistas PIBEX, no âmbito de seus projetos. Os professores estiveram à frente da iniciativa na qualidade de coordenadores de diferentes projetos de extensão cadastrados na Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

WhatsApp_Image_2022-12-21_at_18.40.11_2_copy.jpeg

Bolsistas Pibex explicando sobre as plantas montadas em exsicatas

As atividades envolveram a exposição de exsicatas, material para coleta botânica, exposição de frutos secos, além de divulgar a diversidade de plantas do estado, objetivos do projeto de extensão “Divulgando o Herbário Graziella Barroso nas Redes Sociais”, coordenado pela Profa. Gardene Sousa, curadora do Herbário Graziela Barroso.

WhatsApp_Image_2022-12-21_at_18.40.10_1.jpeg

Bolsistas na apresentação de materiais botânicos aos alunos do CETI

O projeto de extensão “Botânica em todo lugar”, coordenado pela Profa Maria Carolina de Abreu, com o objetivo de minimizar o efeito da “cegueira botânica”, apresentou material focando em informações de morfologia e sistemática de plantas que são base de produtos da rotina diária.

O projeto de extensão “Herquieduca: educação ambiental com foco em herpetologia e quiropterologia” é um projeto coordenado pelo Prof. Davi Pantoja, que explorou a diversidade animal, apresentando exemplares de répteis, anfíbios e morcegos, mais especificamente, na vertente de desmistificação dos medos e perigos causados por tais animais, contribuindo com a conservação através da Educação Ambiental.

WhatsApp_Image_2022-12-21_at_18.40.08_2_copy.jpeg

Prof. Willian Matsumura participando da ação

Sob a coordenação do Prof. Willian Matsumura, o projeto de extensão “Bios'Feras - Ações extensionistas em Educação Ambiental (CEA e Floresta Fóssil)”, esteve expondo fósseis e réplicas de materiais botânicos e zoológicos, relevantes para o entendimento e preservação do Patrimônio Paleontológico.

As atividades foram realizadas no pátio do colégio, e alunos do ensino médio do primeiro ao terceiro ano puderam vivenciar as experiências proporcionadas por cada um dos projetos de extensão. A realização dessas atividades na escola, proporciona o fortalecimento na formação dos alunos bolsistas de graduação da UFPI e permite aos alunos do Didácio Silva, diferentes atividades, saindo da rotina da escola, além de propiciar maior contato com as áreas da Biologia, uma possível área escolhida como área de formação no futuro.

As ações extensionistas permitem levar as atividades desenvolvidas pela UFPI para a comunidade, ultrapassando os muros da instituição e proporcionando maior contato com a sociedade.