Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Arqueologia da UFPI integram projeto que mapeia sítios em Alagoas
Início do conteúdo da página

Alunos de Arqueologia da UFPI integram projeto que mapeia sítios em Alagoas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 12h06

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_13.33.38.jpeg

Estudantes participam de pesquisa arqueológica em Alagoas (AL)

Com oportunidades de expandir conhecimento e gerar experiência acadêmica e profissional, três alunos do Curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí foram selecionados para integrar a equipe de bolsistas de Iniciação Científica em pesquisa arqueológica, promovida no estado de Alagoas. Além da UFPI, o projeto também é coordenado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com suporte administrativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Nesse sentido, o intuito do projeto é mapear e sistematizar informações relativas ao patrimônio arqueológico do estado de Alagoas e, futuramente, de outros estados. 

Durante o trabalho, os discentes vão desenvolver pesquisas nos campos de Arqueologia, História, Ciências Sociais, Geografia e outras áreas que auxiliem na geração de cartas arqueológicas atualizadas de Alagoas. As informações captadas serão sistematizadas em dados de bancos e contribuirão para pesquisas arqueológicas, bem como para a gestão do patrimônio realizada pelo IPHAN em sítios em situação de risco, efeitos cumulativos de impactos, entre outros.

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_12.15.11_PM_1.jpeg

Grégoire van Havre, professor do Curso de Arqueologia e coordenador do projeto na UFPI

Coordenador do projeto na UFPI, o professor do Curso de Graduação em Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Grégoire van Havre, destaca a importância da interação regional entre as instituições para os discentes."O projeto oferece aos alunos uma experiência em escala regional, com discentes e pesquisadores de outros estados. Isso permite que eles se familiarizem com a alta tecnologia na pesquisa arqueológica, um campo ainda pouco explorado. Além disso, o projeto oferece uma bolsa de iniciação científica, o que valoriza a pesquisa e garante condições melhores para os seus estudos na UFPI", pontuou. 

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_13.24.38.jpeg

Giovanna Silveira estudante do 8º período de Arqueologia

Para Giovanna Silveira, uma das alunas selecionadas, a oportunidade traz novas possibilidades e perspectivas que ainda não foram abordadas na arqueologia. "O projeto visa a aplicação de ferramentas espaciais digitais para o entendimento estatístico de ocorrências arqueológicas em locais e contextos que ainda não foram pesquisados. Então essa é uma ótima oportunidade de aprendizado e entender como essas ferramentas funcionam e como aplicá-las na realidade", enfatizou a estudante.

As atividades do projeto vão ser realizadas na sede do Iphan e no IGDEMA/UFAL, em Maceió, a partir do acervo de pesquisas da instituição. Em primeiro momento, os discentes da UFPI trabalharão de forma remota. "Durante os dois anos de duração do projeto, temos a expectativa de realizarmos atividades em campo e laboratório. Estamos definindo a logística", frisou o professor Grégoire van Havre.

Os interessados em trabalhar voluntariamente no projeto podem enviar o currículo para o e-mail: 

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_13.33.40.jpeg

 

Fim do conteúdo da página