Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadora Tânia Celeste, da Fiocruz, recebe na UFPI Medalha do Mérito em Saúde
Início do conteúdo da página

Pesquisadora Tânia Celeste, da Fiocruz, recebe na UFPI Medalha do Mérito em Saúde

Imprimir
Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 18h03

Em celebração aos 40 anos da 1ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública, no Piauí, será realizado no dia 30 de janeiro uma homenagem à professora e pesquisadora, Tânia Celeste. A docente foi uma das coordenadoras do processo de descentralização do curso de formação de médicos em saúde pública. Na ocasião, que será realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), também serão homenageados outros funcionários envolvidos com a primeira turma, entre professores e servidores técnico-administrativos. 

A medalha de mérito em saúde será concedida pelo Conselho Departamental do CCS, na pessoa do presidente, prof. Arquimedes Cavalcante Cardoso, diretor do Centro de Ciências da Saúde. Na ocasião, a prof. Tânia Celeste deve proferir palestra sobre a importância dos Núcleos de Estudos em Saúde Pública para a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).  O evento, que deve contar com a participação de alunos egressos, professores, membros do conselho departamental, além de outras instituições como a Escola Piauiense de Saúde Pública, pode ser acompanhado pelo publico em geral a partir da transmissão pelo canal da UFPI TV no YouTube. 

WhatsApp_Image_2023-01-24_at_12.08.58.jpegPesquisadora Tânia Celeste 

No início, os estudantes interessados no curso precisavam se deslocar ao Rio de Janeiro, na Fundação Oswaldo Cruz, local em que as aulas eram ministradas. A partir da descentralização, tendo como uma das  coordenadoras a professora Tânia Celeste, as aulas passaram a ser realizadas no Piauí. O ano de 1981 marcou o início dos trabalhos do curso, idealizado a partir de uma parceria da UFPI, Secretaria de Saúde do Estado e a Fiocruz, para uma turma que possuía 27 alunos. O convênio foi mantido até que a UFPI incorporou o curso e passou a oferecer, sem a necessidade da colaboração. 

WhatsApp_Image_2023-01-20_at_17.20.49_copy.jpegProfessora Zulmira Monte, egressa da 1ª turma

A professora da UFPI e egressa do curso, Zulmira Monte, é a proponente da homenagem e comenta o significado dessa solenidade: “A ideia surgiu pela passagem dos 40 anos da primeira turma desse curso de especialização. Então buscamos homenagear uma professora que foi muito importante na nossa formação, uma das incentivadoras da descentralização do curso de especialização”, explica. A professora ressalta que alguns alunos dessa turma ainda atuam como professores da UFPI, outros exercem funções nos órgãos estaduais e municipais de saúde. 

torquatoneto50anos-11_copy.jpgVice-reitor Viriato Campelo

Para o vice-reitor e também egresso da turma, Viriato Campelo, essa celebração relembra um passo muito importante da formação dos profissionais de saúde: “Por meio dessa descentralização, os estudos passaram a ser realizados no Piauí, as pesquisas eram feitas aqui, porque os professores vinham para Teresina. Esse fator foi muito importante, porque a UFPI incorporou o curso e passou a promovê-lo, assim, os estudantes não precisavam mais se deslocar ao Rio de Janeiro”, comenta. 

 

Fim do conteúdo da página