Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recepciona novos alunos com o IV Ação Social e Cidadania

UFPI recepciona novos alunos com o IV Ação Social e Cidadania

Os novos alunos da Universidade Federal do Piauí foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (12), com a "IV Ação Social e Cidadania", que aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos do campus Ministro Petrônio Portella. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e contou com programação sócio-cultural e educativa.

Durante a abertura do evento, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profª. Nadir Nogueira, saudou os novos alunos e agradeceu a colaboração dos Departamentos e Setores da UFPI envolvidos.

Professora Nadir Nogueira, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários

A Orquestra Infanto-Juvenil UFPI para Todos, sob a coordenação e regência do prof. Cássio Martins, do Departamento de Música, abriu a programação ao executar quatro peças de compositores renomados da música erudita como Mozart e Tchaikovsky. A orquestra é um projeto idealizado pelo professor Cássio Martins, que resulta da parceria entre a Universidade Federal do Piauí com o Instituto Santa Rita (mantenedora da Escola Música Para Todos), e atende crianças e jovens com idade entre 08 e 18 anos. "O projeto tem o objetivo de socializar, dar ofício e ensinar como ministrar a música", explicou.

Orquestra Infanto-Juvenil UFPI Para Todos, sob regência do Maestro Cássio Martins, professor do DMA

Em seguida, o grupo de teatro Os Federais, dirigido pela Profª. Érica Fontes e formado por alunos da UFPI, apresentou três cenas do espetáculo "Mulheres Más".

Aproximadamente 15 alunos do 8° período do curso de Enfermagem prestaram serviços à comunidade com aplicação de vacinas e aferição de pressão. Foram ofertadas vacinas contra Hepatite, Febre Amarela, Tríplice Viral e antitetânica. "Como alunos, ao participar de eventos como este ganhamos experiência e ficamos mais habituados à sala de vacinação", disse o acadêmico de enfermagem Joelson Cantuária. Os alunos já realizam este tipo de serviço ao desenvolver projeto de extensão coordenado pela professora Fernanda Dantas Avelino no Hospital do Promorar, onde auxiliam a equipe de enfermagem.

Joelson Cantuária, acadêmico do 8º período de Enfermagem

Acadêmicos de Enfermagem realizam atendimento durante o IV Ação Social e Cidadania

Durante o evento, a dentista Laureni Dantas, do Serviço Odontológico da PRAEC e coordenadora do projeto "Saúde de Boca em Boca", prestou esclarecimentos sobre a importância da saúde bucal com o objetivo de sensibilizar e motivar a comunidade universitária para a geração de hábitos saudáveis.

Encerrando o evento, os alunos participaram do aulão de aeróbica ministrado por alunas do Departamento de Educação Física e de lanche oferecidos aos novos ingressos da Instituição.

Apresentação teatral do grupo " Os Federais "

Aulão de aeróbica com alunos do departamento de Educação Física

Calouros do Curso de História 2012.1