Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe equipe da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) para alinhar proposta de intercâmbio

Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 11h13

AAA_0269.jpg

Reitor Gildásio Guedes e Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz, recebem equipe da Brasil Soka Gakkai Internacional

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na sexta-feira (3/2), a visita do coordenador Nordeste da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), José Roberto, em reunião realizada no Gabinete da Reitoria no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O objetivo da visita é abrir novas possibilidades de intercâmbio com a Universidade Soka, do Japão.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, que também coordena a Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), falou do andamento desse importante projeto que conta com a participação das IES do Nordeste.

“Esse é um convênio com as universidades do nordeste que está em fase de finalização. Já temos as assinaturas das instituições participantes, o plano de trabalho e agora estamos finalizando o edital para que nossos alunos possam ir ao Japão e alunos japoneses possam vir para as universidades do nordeste”, explicou.

AAA_0271.jpg

Coordenador Nordeste da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), José Roberto

Todos os anos, centenas de estudantes estrangeiros são recebidos na Universidade Soka, que fica localizada na cidade de Hachioji, em Tóquio, Japão. O Campus conta, ainda, com atividades anuais voltadas à integração dos alunos internacionais com os demais estudantes e um departamento de orientação. Durante a reunião, José Roberto, coordenador Nordeste da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), destacou o programa de intercâmbio da universidade como um dos que mais recebe alunos estrangeiros no país.

“Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao magnífico Reitor pela consideração e deixamos um convite para que ele possa visitar a nossa sede em São Paulo. A nossa expectativa é a melhor possível para que juntos possamos criar esse intercâmbio de sol a sol”, disse.