Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pronatec: UFPI entrega certificados de qualificação

Pronatec: UFPI entrega certificados de qualificação

Qualificação profissional, experiência técnica e democratização do ensino. Esses são alguns dos principais objetivos dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com a Universidade Federal do Piauí e prefeituras por todo estado. Na tarde desta quinta-feira (30), o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Lopes, participou da solenidade de entrega de certificados no município de Miguel Alves.

Abertura da solenidade

Ao todo foram entregues 82 habilitações de formação inicial e continuada de Agricultor Familiar, Criador de Peixes em Viveiros Escavados e Agente de Combate a Endemias. Para o Reitor essas iniciativas servem como um grande veículo de extensão e interiorização do ensino técnico.

Entrega de certificados

"A universidade sempre esteve à frente na formação de pessoas a nível superior e agora está ampliando ações a nível técnico. Com certeza esses profissionais que hoje recebem esses certificados poderão realizar um trabalho de muita utilidade para a comunidade de Miguel Alves", declarou o reitor.

Pronunciamento do reitor aos alunos

Segundo o aluno Marcelo Silva, a conclusão dos cursos darão novos rumos ao município. Para ele as expectativa de atuação profissional dentro das necessidades da cidade farão a diferença."Agora podemos contar com uma maior experiência técnica. Poderemos atuar naquilo que nos qualificamos de forma mais efetiva. Essa iniciativa da UFPI nos trouxe novos horizontes para a preparação do nosso futuro", declarou o estudante.

A Prefeita Maria Salete Rêgo disse que 68% da população de Miguel Alves é rural e com os serviços de qualificação técnica dentro da realidade do município muito desses alunos poderão atuar na própria cidade. "Poderemos contar de forma direta com esses profissionais", afirmou.

Estiveram presentes na solenidade o Coordenador do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Prof. Dr. Francisco Sinimbú, o Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT) Prof. José Bento de Carvalho, o Coordenador Geral do Pronatec do CTT Prof. Dr. Francisco Mousinho, o Prof. Hélio Lima, a Assistente Social Marcela Maria, o Supervisor de Cursos Adauto Dias, o Prof. Dr. Raimundo Nonato e o Vice-prefeito Francisco Ramos.