Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza curso de extensão para formação continuada de professores

UFPI realiza curso de extensão para formação continuada de professores

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, no último dia 1º de fevereiro, a abertura do Curso de Extensão "Educação de Jovens e Adultos na Diversidade" (Nível de aperfeiçoamento - formação continuada). O evento foi realizado no município de São Miguel da Baixa Grande, que junto com as cidades de São Félix do Piauí e Santa Cruz dos Milagres, são sedes do curso.

Ao todo, 120 professores, sendo 40 de cada um dos munícipios sedes, foram atendidos pelo curso de formação continuada, que visa formar, em nível de atualização, professores, equipe pedagógica e gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para a efetivação da qualidade social da Educação oferecida.

Durante a abertura do curso, a coordenadora do projeto, Profª. Ms. Djanira do Espirito Santo, falou da importância da educação de jovens e adultos, no panorama atual. "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) assume uma dimensão de educação permanente desenvolvida ao longo da vida na perspectiva de formação integral, deixando seu caráter supletivo. Para tanto, os princípios norteadores para formação das pessoas jovens e adultas mudaram. Novas propostas curriculares foram pensadas e construídas buscando subsidiar o professor e demais profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. Assim, evidencia-se a urgência de se dinamizar e se efetivar ações que alcancem maior número possível de agentes educacionais. Nesse contexto, o curso de extensão Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, contribuirá em nível da formação continuada, na busca da qualidade social da escola pública", disse.

Profª. Ms. Djanira do Espirito Santo

Presente na solenidade, a Profª. Dra. Maria da Glória Moura, coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, destacou o apoio e incentivo aos cursos de qualificação de professores. "As instituições de ensino superior e, mais especificamente, a Universidade Federal do Piauí não podem deixar de se envolver na busca persistente de uma melhoria na educação básica. Assim, conscientes de que o sistema de educação pública necessita de investimento, em busca de um maior número de pessoal qualificado que possa assegurar um ensino de qualidade, a UFPI busca garantir o envolvimento consciente dos seus docentes contribuindo para a construção de uma escola pública com qualidade social no estado do Piauí", declarou.

Profª. Dra. Maria da Glória Moura

Na oportunidade, também estiveram presentes na abertura do Curso de Extensão, o prefeito e a secretária de Educação de São Miguel da Baixa Grande, Afonso Damásio e Profª. Amenaíde Sá; o prefeito e a secretária de Educação de São Félix do Piauí, Reginaldo Vieira de Moura e Profª. Edjane Vieira; além do prefeito e da secretária de Educação de Santa Cruz dos Milagres, João Paulo de Assis Neto e Profª. Maria dos Santos Barbosa Lima.