Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora e alunos de Arquitetura da UFPI projetam novas paradas de ônibus

Professora e alunos de Arquitetura da UFPI projetam novas paradas de ônibus

Um grupo de trabalho coordenado pela professora Dra. Alcília Afonso (Kaki) - do Curso Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - e composto por arquitetos e alunos formandos na Instituição estão desenvolvendo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), uma série de tipologias arquitetônicas que procuram somar racionalidade construtiva, sustentabilidade climática e acessibilidade aos projetos para as novas paradas de ônibus de Teresina.

O Grupo de Projetos Estruturantes (GPE) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Teresina sob a coordenação da Prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki). Ele é composto pelos arquitetos Valério Araújo e Lívia Macedo e pelos estudantes do 8° período de Arquitetura e Urbanismo da UFPI Pâmela Franco e Victor Veríssimo.

O projeto foi desenvolvido a partir de estudos baseados nos anseios dos usuários e do levantamento da atual situação dos abrigos. "Os novos pontos de ônibus foram pensados para se adequarem às características do lugar onde serão instalados, respeitando as dimensões existentes e a orientação solar. O projeto busca, na medida do possível, proporcionar mais sombra e proteção da chuva, facilitar a circulação do ar e disponibilizar assentos mais confortáveis aos usuários no momento da espera", explicou a professora Kaki Afonso.

Prof. Alcília Afonso (Kaki) coordena projeto para novas paradas de ônibus de Teresina

As propostas das novas paradas de ônibus foram apresentadas nessa quarta-feira (05) ao prefeito Firmino Filho e ao Secretário de Desenvolvimento Urbano de Teresina, engenheiro Marco Antônio Ayres, em reunião no Palácio da Cidade.

Ao todo, são seis tipos de paradas de ônibus. Os modelos foram elaborados levando em consideração o clima, o tipo de via (rua ou avenida) e calçada. O projeto utiliza material sustentável e busca solucionar o conflito climático da capital: "A cidade de Teresina é dualista em termos de clima: ou chove muito ou faz muito calor! Não é fácil, mas estamos buscando soluções e, claro, aceitando sempre colaborações e sugestões", afirma a coordenadora.

Segundo Kaki Afonso, o projeto é um estudo experimental. As próximas etapas são o desenvolvimento de maquetes e a implantação de protótipos, paradas experimentais que servirão de laboratório para observação e análise da viabilidade dos modelos.

De acordo com informações publicadas no site da PMT, atualmente existem em Teresina cerca de 2.200 abrigos de ônibus.

Abaixo, os tipos de parada propostos:

CERÂMICA (Uso de materiais locais, visando fortalecer o sentimento de pertencimento por parte dos usuários)

ECOLÓGICA ( Com fechamento natural, através de tela metálica com trepadeira, visa dar maior conforto térmico possível)

HIGH TECH (Utiliza transparência através do policarbonato para dar visibilidade ao patrimônio/monumento em áreas históricas)

CULTURAL (Com painel para intervenções artísticas)

COBOGÓ (Faz uso do fechamento decorativo e vazado do cobogó, melhorando a circulação do ar e fazendo referência à arquitetura local)

BRISES (O uso desse material possibilitará a circulação do ar, dando maior conforto térmico, além de proteger das chuvas)

Exemplo do somatório de tipologias

Imagens: GPE