Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI avalia trabalho sobre desbridamento de feridas cutâneas
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI avalia trabalho sobre desbridamento de feridas cutâneas

Imprimir
Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 16h46

WhatsApp_Image_2023-03-22_at_13.39.21.jpeg

Professora da UFPI, Lis Marinho, em participação de banca de Doutorado na UNIFESP

A professora do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da UFPI, Professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, participou como membro efetivo de banca de doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A defesa da tese de doutorado, "Papaína, Bromelina, Actinidina e Ficina no desbridamento de feridas cutâneas: revisão sistemática” elaborada pela discente Fabiana da Silva Augusto, que aconteceu nesta quarta-feira (23).

Na oportunidade, a professora Lis Marinho dividiu a banca de defesa com o Diretor do Centro Cochrane do Brasil, Dr. Álvaro Nagib Atallah, Lydia Masako Ferreira, Leila Blanes e Juan Carlos Montano Pedroso da UNIFESP.

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia da papaína, bromelina, acitinidina e ficina no desdibramento. “O tecido inviável retarda a cicatrização de feridas e o desbridamento com enzimas vegetais é uma estratégia promissora de tratamento”, explica Fabiana.

O método usado para construir a tese foi de revisão, segundo a diretrizes da Cochrane, onde incluíram ensaios clínicos randomizados com pacientes com feridas tratadas com papaína, bromelina, actinidina. Avaliaram-se os desfechos área dos tecidos inviáveis, dor, área da ferida e tempo de cicatrização.

“Essa banca foi fundamental para o intercâmbio de saberes entre programas de pós-graduação. O mestrado em Saúde da Mulher UFPI tem uma linha pesquisa que trabalha com fitoterápicos e com revisão sistemáticas foco do trabalho da discente Fabiana Silva. Além disso, a presença de um membro do Mestrado em saúde da Mulher da UFPI em uma banca nacional, trouxe diálogos com o Diretor do Centro Cochrane do Brasil para, em um tempo oportuno, ir ao Piauí ministrar um workshop para mestrandos e professores sobre revisões sistemáticas. A nossa participação nesta banca culminou numa futura pesquisa multicêntrica sobre aplicação de produtos fitoterápicos para feridas crônicas”, finaliza Lis Marinho.

Fim do conteúdo da página