Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada na UFPI palestra “Política nas Forças Armadas”
Início do conteúdo da página

Realizada na UFPI palestra “Política nas Forças Armadas”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 15h39

Na manhã desta sexta-feira (24), foi promovida no Cine Teatro da UFPI a palestra "Política nas Forças Armadas", com palestra ministrada pelo Deputado Federal Flávio Nogueira, com mediação do Professor do Departamento de História, Johny Santana. O Vice-Reitor, Viriato Campelo e o Professor do Departamento de Ciências Econômicas, Ricardo Alaggio abriram o momento de debate. A palestra teve como finalidade abordar a atuação das forças armadas na construção da conjuntura política do Brasil ao longo da história. 

Palestra Cine Teatro 2 copy

Vice-Reitor Viriato Campelo 

O Vice-Reitor Viriato Campelo em seu pronunciamento agradeceu a presença dos alunos, professores, servidores e demais membros da comunidade acadêmica que compareceram à discussão. Ele ressaltou que a UFPI, como um lugar que produz conhecimento, sempre abre espaços para todos os tipos de debates. “A Universidade é um local que tenta se aproximar cada vez mais dos debates da sociedade e de setores que produzem conhecimento, por isso sempre trabalhamos temas de diversas áreas”, destacou. 

Palestra Cine Teatro2 1

Professor do Departamento de História e mediador, Johny Santana.

No papel de mediador e pesquisador na área, o prof. Johny Santana, justifica a importância do estudo sobre as forças armadas e sua relação com a sociedade. “Eu desenvolvo pesquisa nesse campo aqui no departamento de história e nos estudos busco expor a questão da interação dos militares e a importância que eles têm na defesa do país”, explicou. 

Palestra_Cine_Teatro-6.jpg

Deputado Federal Flávio Nogueira

O ministrante da palestra, Deputado Federal Flávio Nogueira, pontuou que além de possibilitar uma nova abordagem para a história das Forças Armadas, o debate do tema está alinhado à vocação da Universidade, de ser um espaço de pluralidade e aberto a novas discussões. “Ao longo de toda história da República, as forças armadas sempre atuaram ativamente nos bastidores da política pública. Nossa intenção foi contar um pouco disso e buscar desenvolver entendimento acerca do tema. Trazer este conteúdo à universidade torna o espaço ainda mais democrático”, ressaltou. Egresso da instituição, o deputado declarou sua felicidade de voltar à universidade para palestrar e acredita que a UFPI colabora atuando como um lugar de diversidades.  

Também estiveram presentes no evento o Deputado e Secretário Estadual da Infraestrutura do Piauí, Flávio Nogueira Júnior; o diretor de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança do Piauí, Coronel Renato Alves, integrantes da Polícia Militar, advogados, jornalistas, Pró-Reitores, coordenadores e demais integrantes da Administração Superior, além de professores da universidade. 

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 03 24 at 12.25.47 copy

Ao final do evento, o Vice-Reitor presenteou o Deputado com o livro "Torquato Neto - Arte Inacabada"

Palestra Cine Teatro 13

Palestra Cine Teatro 12

Palestra_Cine_Teatro-4.jpg

Palestra_Cine_Teatro-5_1.jpg

 

Fim do conteúdo da página