Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital Universitário da UFPI reforma, amplia e moderniza UTI

Hospital Universitário da UFPI reforma, amplia e moderniza UTI

Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 15h18

HUINAUGURAÇAO-2.jpgReitor Gildásio Guedes, Senador Marcelo Castro, Governador Rafael Fonteles e Superintendente do HU-UFPI, Paulo Marcio, em inauguração de novos leitos no HU

Na manhã desta segunda-feira (27), o Hospital Universitário (HU) da UFPI inaugurou a ampliação e modernização da sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que vêm de um conjunto de esforços em nível federal, estadual e municipal. Com a entrega, o hospital passa a ter 20 novos leitos de terapia intensiva, todos equipados e modernizados.

A inauguração contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio;  Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; Senador Marcelo Castro, Governador do Piauí, Rafael Fonteles; Vice-governador, Themístocles Filho; a representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Luciana de Gouvêa Viana;  deputado Flávio Nogueira; secretário de saúde do estado, Antônio Luiz Soares; além do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva; do Prof. Arquimedes Cavalcante, diretor do CCS; servidores da instituição e outras autoridades públicas.

HUINAUGURAÇAO-11.jpg

A obra da nova UTI, fruto de um conjunto de esforços em nível federal, estadual e municipal, teve investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, oriundos do governo estadual, e foi iniciada em agosto de 2022.

O Reitor da Universidade, Gildásio Guedes, destacou a importância da ampliação das UTIs e como a UFPI, junto ao HU, sempre buscam o melhor atendimento à comunidade. “Primeiro, quero dizer que é um momento de satisfação e realização para nossa Instituição. Queremos sempre o HU e a UFPI servindo à comunidade e, com esses 20 novos leitos de UTI bem equipados, marcamos mais um avanço no HU e assim crescendo e fazendo a diferença na área da saúde no estado do Piauí", disse.

HUINAUGURAÇAO-19.jpgReitor da UFPI, Gildasio Guedes

O superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio falou como essa ampliação beneficiará o atendimento para a comunidade e ressaltou que o HU foi o único hospital do Brasil a manter o mesmo número de UTIs utilizadas durante a pandemia do COVID-19. “Inauguramos e apresentamos para o Estado do Piauí os 20 leitos mais modernos e avançados de UTI que se tem notícia no Brasil e no mundo com 20 apartamentos individuais. Somos o único hospital do Brasil a sair da pandemia com os mesmos leitos de UTI que tivemos durante a pandemia. E isso vem com uma boa gestão de dinheiro, gestão de recursos e capacidade gerencial que construímos ao longo dos anos”, destacou o gestor do HU.

HUINAUGURAÇAO-6.jpgDiretor do HU, Paulo Marcio

O governador Rafael Fonteles destacou que o HU-UFPI ocupa a primeira posição entre os 41 hospitais universitários no Brasil em melhor atendimento. “O HU é um dos melhores hospitais universitários do País. É muito importante o governo do estado investir para ampliar e modernizar a UTI do HU que presta um relevante serviço à saúde pública do Piauí. Em parceria do HU-UFPI com o governo do estado, entregamos mais de vinte leitos para reforçar o atendimento de alta complexidade no nosso estado”, frisou o governador.

HUINAUGURAÇAO-3.jpgGovernador do Piauí Rafael Fonteles

O Senador Marcelo Castro, que recebeu uma medalha de mérito na cerimônia, falou sobre os esforços para trazer verbas para projetos no estado do Piauí. “Quero agradecer à direção do hospital o reconhecimento nesse momento. Tive  a oportunidade, como ministro da saúde, de ajudar esse hospital ao qual sempre tive uma atenção especial. Fico muito feliz em ajudar a entregar esses 20 novos leitos de UTI no Hospital Universitário”, declarou.

HUINAUGURAÇAO-22_copy.jpg

Senador Marcelo Castro

O HU-UFPI é um hospital 100% público, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que presta assistência aos usuários da Rede SUS, além de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão e é  um dos hospitais com uma das melhores UTIs do país. Durante a solenidade, o governador Rafael também anunciou verbas para a construção de mais 10 novos leitos de UTI no Hospital Universitário. A medida visa, segundo pontuou o diretor Paulo Marcio, transformar hospitais que ensinam, em hospitais que cuidam de pessoas e que resolvem o problema de quem precisa.