Departamento de Artes ganha pinturas murais em projeto que comemora 45 anos do Departamento
Em alusão à comemoração dos 45 anos do Departamento de Artes Visuais, aconteceu na manhã desta terça-feira (28), em solenidade realizada no Auditório do CCE, a inauguração do projetoIDEARTHE. Com o objetivo de promover intervenções artísticas em ambientes externos das salas do Departamento de Artes, o projeto de extensão convidou 7 artistas nordestinos para pintar 13 murais em tamanho, estética e temas variados. Além disso, outra finalidade da ação é aproximar os artistas dos discentes do curso de Artes Visuais para troca de aprendizado fora de sala de aula.
Mesa de honra da solenidade
Compuseram a mesa de abertura da solenidade: o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Dborah Dettmam; o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana de Sousa Alencar Marques; o Chefe do Departamento de Artes Visuais, Odailton Aragão Aguiar; a coordenadora do curso de Artes Visuais e Coordenadora do Projeto IDEARTHE, Profa. Nubia Canejo; o artista plástico, Sr. Nonato Oliveira e a discente do curso de Artes Visuais, Bruna Oliveira.
Reitor Gildásio Guedes
O Reitor Gildásio Guedes definiu a inauguração do projeto como um momento ímpar. Para ele, projetos que levam o que há de melhor da Universidade para a comunidade externa são essenciais para o crescimento da Instituição. "Nós temos que ultrapassar esse muros da Universidade e externalizar cada vez mais o conhecimento. E o IDEARTHE diversifica esse comprometimento que a UFPI tem com o exterior”, ressaltou.
Prof. Odailton Aragão Aguiar, Chefe do Departamento de Artes e um dos coordenadores do Projeto
O chefe de Departamento e também coordenador do IDEARTHE, Prof. Odailton Aragão Aguiar, conta que a ideia do projeto surgiu ao perceber que os corredores onde está localizado o curso de artes visuais não possuia identidade visual necessária que representasse a presença do curso. “A gente entra no departamento de arte, no curso de arte e a gente não via arte. Não via pintura ou grafite que apresentasse o curso de arte para os demais. Então, a gente teve essa ideia de chamar os artistas mais conhecidos para poder realizar todos esses painéis”, explicou. Para o professor, essas produções artísticas ampliam o circuito cultural da Universidade, ao permitirem fruição estética democrática e acessível a todos que circulam pelos espaços do DEA/CCE.
Professora Núbia Canejo
Para a coordenadora do projeto, Profa Núbia Canejo, o momento, além de comemorar a trajetória do Departamento de Artes, também serve para estreitar os laços da instituição com o a comunidade externa. “Começar as comemorações com a inauguração desses painéis não envolve só a comunidade acadêmica mas a comunidade teresinense. E esse evento é de grande importância, pois expressa uma das premissas da Universidade que é a extensão e relação com a sociedade”, pontuou.
Diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques
A Diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques, acredita que esses projetos reúnem o que há de melhor na Universidade e que é através deles que a sociedade piauiense pode ver o ambiente universitário como um espaço de produção de cultura e arte. “Sempre pensei no CCE como um lugar que integra a arte. Estou profundamente feliz por estar nesse momento da entrega do projeto e dizer que ele é apenas o primeiro, nós vamos trabalhar muito ainda para fazer com que o CCE seja reconhecido por aquilo que ele tem de maior valor, que é toda essa posição cultural que se constitui cotidianamente nesse centro”, enfatizou.
Artista Nonato Oliveira
O artista plástico piauiense, Nonato Oliveira, agradeceu a oportunidade de trabalhar no projeto e explicou um pouco sobre suas técnicas artísticas e os temas que retrata. “Agradeço a Universidade Federal do Piauí e aos demais companheiros pela experiência. Na minha criação eu busco adotar novos assuntos, mas sempre mantenho o meu estilo. Bumba-meu-boi, bandeiras, pipas, violas, festas populares, cacto e mandacarus são alguns temas que trago em minhas obras, busco trazer assuntos relacionados ao nordeste”, contou. O artista é bastante conhecido pelo seu estilo caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista.
Aluna de Artes Visuais e monitora do Projeto, Bruna Oliveira
Os alunos do curso de Artes Visuais participaram do projeto como monitores ajudando os artistas na produção das obras. A aluna do curso de Artes Visuais e monitora do projeto, Bruna Oliveira, destacou a importância da iniciativa no desenvolvimento do alunado como uma forma de reproduzir na prática o que aprendem na teoria. "É muito importante nós termos esse tipo de projeto aqui no curso pois ajuda a elevar tanto a nossa carreira profissional como também o nosso eu artista. Esse é o tipo de oportunidade que encontramos aqui na Universidade e não lá fora. Só tenho a agradecer pela experiência aos nossos professores e aos artistas, os quais trabalhamos juntos na produção das artes”, frisou.
Também estiveram presentes: a Diretora do CEAD, Profa. Lívia Fernanda Nery da Silva; a Chefe de Gabinete, Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva; a Coordenadora de Assuntos Comunitários, Coordenadora, Profa. Aldora Maria Lebre Ferreira; a coordenadora do Lar da Esperança, Graça Cordeiro; os artistas: Eulália Pessoa, Evaldo Oliveira, Jota A, Ribamar Junior, Nonato Oliveira, William Junior e Williams Ibiapina; docentes, alunos e imprensa.
Homenagens
Eulália Pessoa recebendo homenagem
Durante a solenidade, os sete artistas que participaram do projeto receberam condecorações pela colaboração artística. São eles: Eulália Pessoa, Evaldo Oliveira, Jota A, Ribamar Junior, Nonato Oliveira, William Junior e Williams Ibiapina.
Confira aqui mais informações sobre o projeto
Confira mais imagens:
Redes Sociais