Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do projeto Justiça Eleitoral e Cidadania

UFPI participa do projeto Justiça Eleitoral e Cidadania

Na manhã desta sexta-feira (14), a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira participou da reunião promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que concentrou representantes de vários órgãos públicos e da sociedade civil organizada com o propósito de definir as parcerias e delinear ações para implementação do Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania. A reunião foi coordenada pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Edvaldo Moura.

A Vice-Reitora, Profª Drª Nadir Nogueira, agradeceu o convite feito à UFPI e parabenizou a iniciativa do TRE em propor o projeto. Para ela, a parceria contribuirá, principalmente, para a conscientização dos jovens na escolha dos nossos representantes.

"Essa parceria com o TRE-PI irá contribuir para que esse trabalho possa ocorrer no meio acadêmico nos cinco câmpus da nossa instituição. A UFPI já promove varias discussões sobre cidadania e essa vêm somar para o nosso melhor exercício", afirmou.

Além da UFPI, também foram convidados para formalizar a parceria no "Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania": Associação dos Magistrados Piauienses, Associação Piauiense do Ministério Público, Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, Escola da Magistratura do Estado do Piauí, Escola Judiciária Eleitoral, Procuradoria Regional Eleitoral, Ministério Público do Estado do Piauí, Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, Polícia Militar do Estado do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania

O Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania é um dos mecanismos de efetivação da missão institucional da Justiça Eleitoral de garantia da legitimidade do processo eleitoral. As ações a serem implementadas visam o aumento do nível de conscientização do eleitor, indispensável para o fortalecimento da democracia, tendo como finalidade precípua oferecer condições para que os cidadãos tenham participação ativa na vida política de forma consciente.

Suas ações serão realizadas por meio de jornadas itinerantes, através do deslocamento de uma equipe multidisciplinar formada por Membros do TRE-PI, Juízes, Procuradores e Promotores Eleitorais, Servidores desta Justiça especializada, bem como de pessoas interessadas em contribuir para o aperfeiçoamento da democracia em nossa sociedade.