Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza primeira defesa de mestrado
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza primeira defesa de mestrado

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

"Uma Abordagem Híbrida para Geração de Portifólios em Linhas de Produtos de Software", esse é o título da primeira dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de autoria de Jonathas Jivago, apresentada na manhã desta sexta-feira (14), no Auditório Afonso Sena, do Centro de Ciências da Natureza (CCN). 

Familiares e estudantes de Computação prestigiaram a primeira defesa de Mestrado do PPGCC/UFPI

A expectativa dos pais do mestrando e dos alunos do Curso, que lotaram o auditório, demonstrou a importância histórica do momento para a UFPI. A banca foi composta pelos professores Dr. Jefferson  Teixeira de Sousa, da Universidade Estadual do Ceará (UFC);  Dr. André Soares, coordenador do PPGCC; Dr. Raimundo Santos Moura; e Dr.  Pedro Alcântara, orientador.

Ao centro, professor convidado Dr. Jefferson Teixeira de Souza (UFC)

O professor convidado, Dr. Jefferson Teixeira de Souza (UFC), falou sobre a qualidade do Programa de  Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPI. "O Programa inicia de forma fantástica. O aluno apresentou-se de forma qualificada, garantindo publicações de seu trabalho, com uma perspectiva muito boa de ser o primeiro de muitos mestres que se formarão pela UFPI", destacou. 

Orientador da primeira dissertação de mestrado do PPGCC/UFPI, Prof. Dr. Pedro Alcântara

Para o coordenador do PPGCC/UFPI,  Prof. Dr. Pedro Alcântara, esse é um momento especial, no qual apresenta-se à comunidade acadêmica o fruto de todo esforço e dedicação. "Hoje é o início de várias defesas. Diversos trabahos serão apresentados, criando produtos inovadores para a alimentação do ciclo que envolve a universidade, que é o ensino, a pesquisa, e a extensão", afirmou. 

Jonathas Jivago: o primeiro mestre formado pelo PPGCC/UFPI

Logo após o anúncio de sua aprovação como Mestre em Ciências da Computação, Jonathas Jivago falou sobre seu compromisso com a sociedade: "Estou muito  feliz com a minha qualificação e em poder contribuir com o avanço da pesquisa em nosso Estado". 

Dentre as várias publicações conquistadas por Jonathas Jivago e seu orientador Prof. Dr. Pedro de Alcântara, destaca-se o artigo "Toward a Hybrid Approach to Generate Software Product Line Portfolios", publicado no "IEEE Congress on Evolutionary Computation", a conferência mundial mais importante na área de Computação Evolutiva, tendo o Qualis A2.

Em 2012, o PPGCC foi contemplado com sete bolsas de mestrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), por meio do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado para os Programas Pós-Graduação no Piauí.

Fim do conteúdo da página