Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mesa redonda discute inserção de arte no espaço urbano teresinense

Mesa redonda discute inserção de arte no espaço urbano teresinense

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (19), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), a mesa redonda "Arte, Cidade e Arquitetura", que discutiu "As leis de inserção de arte no espaço urbano e intervenção visual em tapumes". O evento foi uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Grupo de Projetos Estruturantes (GPE/SEMDUH) e da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

A discussão teve como foco o Projeto de Lei que visa a inserir obras de artistas plásticos em construções acima de 1000m² na cidade de Teresina, a exemplo do que já ocorre em Recife, onde a medida tornou-se obrigatória com a Lei nº 7427/1961. Além das construções, o projeto propõe que os muros de proteção de obras, conhecidos como tapumes, também recebam esse tipo de intervenção. Dentre os objetivos pretendidos com a implantação do projeto, têm-se a dinâmica cultural no ambiente urbano, a humanização da cidade e a melhoria no mercado de arte local.

Apresentação da Mesa Oficial

A solenidade teve início com a composição da mesa de honra, com a presença da Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; do vereador Aluísio Sampaio; da coordenadora do GPE/SEMDUH, Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki); do presidente da União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí (UAPPI), Francisco Stênio; do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sanderland Ribeiro; da coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª Me. Betânia Guerra e da coordenadora do Curso de Artes Visuais, Prof.ª Dr.ª Adriana Galvão. Também participaram da mesa a diretora do CT, Prof.ª Dr. Nícia Leite; o Procurador-Geral do Município, Ari Ferreira, e a representante da PMT/SEMPLAN, Prof.ª Gabriela Uchôa.

O evento contou com uma apresentação de imagens de intervenções urbanas em algumas cidades do mundo, inclusive do Brasil. Em seguida, iniciaram-se as dicussões da mesa redonda "Arte, Cidade e Arquitetura", com a participação de alguns membros da mesa oficial e dos artistas plásticos Fátima Campos, Dora Parentes e Hudson Melo. O público, composto especialmente por estudantes de Arquitetura e Artes Visuais, também participou do debate.

Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Para a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, o evento é uma ação positiva, uma iniciativa elogiável da professora Alcília Afonso (Kaki) e da direção do CT. "A universidade tem como missão formar e qualificar recursos humanos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado em várias ações, sem perder de vista a questão da cultura e da arte, pontos valorizados pela gestão da UFPI'', afirmou.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Kaki Afonso, a discussão retoma a lei no. 3169, de 2003, ainda vigente, que dispõe sobre a inclusão de obras originais de valor artístico em prédios construídos em Teresina. Ainda segundo Kaki, a necessidade de discussão atende uma demanda da Prefeitura Municipal de Teresina. "Vamos discutir com arquitetos e artistas plásticos  o fiel cumprimento da lei existente ou, se for o caso, a revogação da mesma com criação de uma nova para atender as necessidades atuais, como o embelezamento dos tapumes. Além disso, trabalharemos no sentido de sensibilizar as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU's), arquitetos e artistas, para que, a partir disso, haja a efetivação da lei, com resultados mais concretos'', pontuou Kaki.

Francisco Stênio, presidente da UAPPI

Segundo, Francisco Stênio, presidente da UAPPI, se aprovada, a lei abre um leque de possibilidades para os artistas do Piauí, movimentando a economia do mercado de artes. Já a coordenadora do Curso de Artes Visuais, Prof.ª Dr.ª Adriana Galvão, acredita que a discussão é primordial para se dar um grande passo na profissionalização dos artistas e fazer crescer o mercado de artes visuais do Piauí. "Também é uma oportunidade de se discutir uma nova reformulação do conceito de obra de arte no espaço urbano, que vai além do caráter decorativo. A obra de arte em espaços urbanos dialoga com a arquitetura da cidade'', disse.

Para a Prof.ª Me. Betânia Guerra, coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a realização da mesa redonda contribuiu para trazer uma nova consciência para a arquitetura  de Teresina: "A academia tem essa prerrogativa de trazer esses debates e levar ao público essas discussões. Espero que esse debate tome uma maior proporção e frutifique dentro do seio da sociedade'', pontuou.

Mesa Redonda: Arte, Cidade e Arquitetura

Muitos alunos compareceram ao evento, entre eles, a aluna do 3º período de Arquitetura e Urbanismo, Ilana Leal, que espera que a discussão resulte na propagação da arte na cidade. "A proposta é muito interessante para estimular a cultura e os artistas da cidade. Esse evento foi inovador, oportuno para aproximar os alunos do assunto, pois geralmente os estudantes ficam alheios a esse tipo de discussão e é importante para que haja o envolvimento de todos'', destacou a estudante.

Para Luciana Leite, aluna do 7º período de Artes, é fundamental que a discussão aconteça não só dentro da universidade, mas também fora da instituição. "É importante tanto os estudantes como também para os cidadãos e artistas terem um direcionamento sobre o assunto, para saberem como se portar, qual o tipo de espaço em que as intervenções poderão ser feitas; além de trabalhar a questão da urbanidade'', enfatizou.

Participação de estudantes e profissionais dos cursos de Arquitetura e Artes Visuais