Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Ciências Agrárias recebe Reitoria Itinerante

Centro de Ciências Agrárias recebe Reitoria Itinerante

Nesta segunda-feira (24), a Reitoria Itinerante encontra-se instalada no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Durante todo o dia, o reitor Prof. Dr. José Arimatéia Lopes; vice-reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira e pró-reitores da Universidade Federal do Piauí cumprem agenda voltada para atender as demandas do Centro.

CCA recebe comitiva do Projeto Reitoria Itinerante

No período da manhã, a comitiva visitou as instalações físicas do CCA para verificar in loco a infraestrutura dos departamentos, núcleos de pesquisa e do Hospital Veterinário. O reitor Prof. Dr. José Arimatéia Lopes afirmou que o projeto Reitoria Itinerante é importante para que a administração superior da UFPI conheça de perto as reais necessidades de cada setor da universidade. "É importantíssima a realização desse projeto para conhecermos de perto as demandas reais de cada centro.  Por meio das visitas in loco conhecemos as demandas e podemos elencar em ordem de prioridade as mais essenciais e urgentes, para assim darmos celeridade ao atendimento com o objetivo de que o centro funcione de forma adequada com ensino, pesquisa e extensão de qualidade", afirmou.

Reitor e representantes da administração superior da UFPI participam do Projeto Reitoria Itinerante no CCA

CCA recebe comitiva do Projeto Reitoria Itinerante

O diretor do CCA, Prof. Dr. Williams Costa Neves, avaliou como positivas as ações do Reitoria Itinerante. "É um fato inédito o que está acontecendo na UFPI. A Reitoria Itinerante traz grandes benefícios à universidade. O reitor mostra-se extremamente acessível às demandas de cada setor do centro". Entre as demandas do CCA, o diretor destaca a questão das instalações: "Nosso Centro é originado de uma antiga fazenda, então as estruturas formam ao longo do tempo sendo adaptadas e, hoje, apresentam diversos problemas de instalações hidráulicas e elétricas. Então, a preocupação maior é a questão de melhorar a infraestrutura física", explicou.

Visita aos laboratórios do CCA

Visita ao  Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA)

Comitiva da Reitoria Itinerante visita ao NUEPPA/UFPI

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, durante visita ao NUEPPA

Diretor do Hospital Veterinário, Prof. Dr. João Macedo, e o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes

Comitiva da Reitoria Itinerante visita instalações do Hospital Veterinário Universitário (HVU)

Visita às instalações do CCA

Visita às estufas do Departamento de Fitotecnia (DF)

Reitor durante visita às estufas do DF/CCA/UFPI

Sede tombada da fazenda que originou o CCA

No período da tarde, o Reitor recebeu os coordenadores dos cursos do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O encontro promoveu a aproximação entre os diretores de cursos e a administração superior da universidade. O CCA é o primeiro centro do Campus Ministro Petrônio Portella a receber o Projeto.

Em reunião, o Reitor ouve as necessidades dos setores do CCA

A instalação da Reitoria Itinerante, visa dar celeridade às demandas administrativas. De acordo com o professor Raimundo Tomaz, chefe do Departamento de Fitotecnia, o projeto aproxima a administração superior dos anseios dos departamentos e cursos. "Hoje, o Reitor viu, durante a visita, as necessidades do nosso departamento. A implantação do Reitoria Itinerante no CCA nos enche de esperança. Esperamos que o Centro receba as melhorias de que necessita", declarou.

Reitor José de Arimatéia, pró-reitores e diretores dos cursos do CCA

Para o Prof. Pedro Lemos, chefe do Departamento de Morfofisiologia Veterinária do Curso de Medicina Veterinária da UFPI, a visita facilita o encontro entre os diretores dos cursos de graduação e pós-graduação com a administração superior da universidade. "Nós temos contato com os diretores do CCA, e uma oportunidade como essas é importante para dizer ao Reitor o que nós estamos reivindicando", relatou o professor.

O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) será o próximo a receber oProjeto Reitoria Itinerante, com data a ser divulgada no site da UFPI.