Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em noite emocionante, Orquestra e Coral da UFPI estreiam temporada de apresentações
Início do conteúdo da página

Em noite emocionante, Orquestra e Coral da UFPI estreiam temporada de apresentações

Imprimir
Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 09h17

aberturamusica-59.jpg

Estreia de apresentações da primeira temporada de espetáculos da O&CUFPI

A Orquestra e Coral da Universidade Federal do Piauí (O&CUFPI) estrearam a primeira temporada de apresentações na noite da quinta-feira (25) em um espetacular show de abertura realizado no Cine Teatro. A programação musical contou com a apresentação de composições clássicas, como as trilhas sonoras marcantes dos filmes da Disney, seguida pelo momento de exaltação da música nacional brasileira e regional com o Hino de Teresina e as músicas Aquarela, Brasil e Cajuína. O gran finale ficou por conta das canções do cantor e compositor James Brown. Durante a abertura, estiveram presentes, o Reitor Gildásio Guedes; o Vice-Reitor Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Deborah Dettmam; e a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar.

aberturamusica-14.jpg

Administração Superior da UFPI e diretores de unidade durante abertura da primeira apresentação da O&CUFPI

aberturamusica-29.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio comentou ser apreciador do gênero clássico e emocionado com a apresentação, ele destacou a primazia da organização do evento.“Esses projetos são importantes, pois levam a música não só para o âmbito da academia, mas também para a comunidade externa à Universidade. Nesse sentido, essas apresentações se destacam por serem um momento de diversão, cultura e muita música. Nós queremos que venham para cá também, não só a orquestra da UFPI, mas outros grupos que possam contribuir para o impulsionamento da cultura musical na nossa capital”, frisou.

aberturamusica-23.jpg

Diretor e maestro da O&CUFPI, prof. Cássio Martins

O diretor e maestro da O&CUFPI, prof. Cássio Martins, fala que foram mais de cinco meses de ensaio e preparo para a realização da abertura, ele também destaca como o apoio da Reitoria foi essencial para a concretização do projeto.

“Agradeço ao magnífico reitor, que há muitos anos vem lutando para conseguir um programa que distribuísse bolsas para os nossos discentes, e depois de um longo período de trabalho esse ano se concretizou, e é com grande honra e imenso prazer que hoje nos reunimos nesse incrível concerto de abertura da temporada da nossa amada orquestra e coral. É um momento de celebração, harmonia e de compartilhar a arte que toca nossas almas e nos conecta em uma linguagem universal. Não posso deixar de agradecer também a PREXC, as pró-reitorias e professores que ajudaram a tornar esse sonho realidade”, ressaltou. 

A Orquestra e Coral da UFPI são um grupo institucional e atuam como projeto de extensão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC). No ano passado, a Universidade divulgou o edital do programa de iniciação de bolsas para a Orquestra e Coral da Universidade, o PIBOC. O edital ofertou 40 bolsas, sendo 20 para o Coral e 20 para a Orquestra.

 

1685098193719.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, são essas ações que fortalecem o ensino e aprendizado fora da sala de aula. Para ela, as apresentações representam também a continuação de uma iniciativa que visa promover a música. “Temos preparado para esse ano 6 apresentações da Orquestra e Coral e, no mês de outubro nós vamos estar organizando o Festival de Música da Universidade Federal do Piauí, que além da apresentação da orquestra, também vai contar com outras atrações musicais do estado”, disse.

aberturamusica-4.jpg

Coordenador de Programas, Projetos e Eventos de Cultura, Esporte e Lazer (CPCEL), Sérgio Galan

Animado com a volta da iniciativa pós-pandemia, o Coordenador de Programas, Projetos e Eventos de Cultura, Esporte e Lazer (CPCEL), Sérgio Luiz Galan, desejou que a primeira temporada de apresentações seja muito alegre, divertida e com muita cultura. “Essa iniciativa deverá se estender para um tour, passar por vários lugares da cidade e também do interior. O objetivo é levar a nossa música e o trabalho do grupo não só à academia, mas também ao público externo”, pontuou.

aberturamusica-15.jpg

Violinista da Orquestra e aluno do curso de Música da UFPI, Francisco José da Silva Nascimento

O violinista da Orquestra e aluno do curso de Música da UFPI, Francisco José da Silva Nascimento, define o momento como um misto de sentimentos entre o nervosismo e a ansiedade de retornar aos palcos. “Estou feliz de poder voltar a tocar, após ter passado essa situação de pandemia. Estar se apresentando hoje com a Orquestra me traz nostalgia da primeira vez que toquei em um palco para várias pessoas. Sou grato pela oportunidade oferecida pela Universidade”, disse.

aberturamusica.jpg

Mãe e o irmão de Francisco José

A mãe e o irmão de Francisco José compareceram ao concerto para prestigiá-lo. Eles contam que desde pequeno o violinista sentia apreço pela música e que sua trajetória como instrumentista começou aos 8 anos. “Meu irmão começou a tocar desde muito cedo, enfrentamos sol e caminhadas entre cursos de música em Teresina para que ele pudesse ir às aulas. Tudo deu certo e hoje, além de aluno do curso de Música da UFPI, ele é violinista da Orquestra”, relatou o irmão Luís Eduardo. 

A mãe do violinista, Francisca Rodrigues, disse que Francisco José sempre foi muito dedicado e que o apoio da família foi fundamental durante todo o percurso de aprendizagem. “Meu filho sempre foi muito aplicado e talentoso. Todos apoiamos o sonho dele. Ao vê-lo tocar hoje só consigo sentir um grande orgulho por ele”, acrescentou. 

aberturamusica-60.jpg

Temporada - A temporada de apresentações da O&CUFPI se estenderá por todo o ano de 2023. Serão 5 concertos no Cine Teatro finalizando com o Concerto de Natal no final do ano. Além disso, a série Mais Música na UFPI irá levar para os espaços de convivência da Universidade a apresentação de conjuntos musicais itinerantes diversificados (duetos, trios, quartetos, cameratas, etc). 

Na ocasião, também marcaram presença, o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Willams Neves; a Diretora do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), Lívia Nery; o representante da FADEX, Raimundo Batista Júnior, além de professores, servidores tecnicos, estudantes da Universidade e o público em geral, com forte participação de crianças atraídas pelos clássicos da Disney.

Confira os nomes da Orquestra e Coral da UFPI

Solistas: Flávia Ferreira de Freitas, Adriana Pereira da Silva Santos, Francyelle da Silva Sousa, Alyssa Teixeira Silva, Alisson Rodrigues Costa, Waldir Santos Neto.

Integrantes do Coral

Vozes Femininas: Adriana Pereira da Silva Santos, Alyssa Teixeira Silva, Clara Vívian Gomes de Araújo; Flávia Ferreira de Freitas, Francyelly da Silva Sousa; Karen Raquel Rocha Gomes, Lílian Vanessa Vieira de Alencar, Luiza de Sousa Gomes Ribeiro; Paloma da Cruz Feitoza, Ravenna Isabelly Pimentel da Cunha, Regiana Botelho Castelo Branco Rodrigues, Sâmia Maria Costa Rodrigues, Suzana Vieira Lima Borges de Almeida, Beatriz da Silva Rodrigues, Ester Lilian Suellen Cardoso Santos Matos, Geórgia Helena Freitas e Silva; Paula Isabela de Sousa Santos.

Vozes Masculinas: Gabriel Costa Silva, Gustavo Allan dos Reis Leal, José Henrique de Sousa Barros, Lucas Oliveira de Carvalho, Marcos Victor Silva Sales, Marcos Vinícius Soares dos Santos, Matheus Donizete Osterni da Silva, Ramon Medeiros Sousa, Waldir Santos Neto, Alisson Rodrigues Costa, Carlos Alberto Chaves de Sousa, João Henrique de Sousa Barros, Marcos Vinicius de Oliveira Ribeiro.

Integrantes da Orquestra

Maestro: Cássio Henrique Ribeiro Martins.

Cantores: Adriana Pereira da Silva Santos, Flávia Ferreira de Freitas, Alyssa Teixeira Silva, Alisson Rodrigues Costa, Waldir Santos Neto.

Primeiros Violinos: Juan Cavalcante (spalla), Stayllon Rodrigues de Sales, Ana Vitória Nunes Santos, Maria Clara Nunes Lima, Pedro Henrique Coelho de Sousa, Daniel Fortes.

Segundos Violinos: Carlos Gilberto (chefe de naipe). Pablo de Padua Leao e Silva, Francisco Jose da Silva Nascimento, Ricardo da Silva Macedo, Marcos Victor Silva Sales, Jefter Vieira dos Santos

Violas: David Emerson Prado Teixeira (chefe de naipe), Josieldo do Nascimento Santos.

Violoncelos: Paulo Vinicius Oliveira da Silva, Livia Coelho Pereira, Gilberto Queiroz.

Contrabaixo Acústico: Klebert Brito Fortes e Victor Rhosmany Pimentel Costa.

Contrabaixo Elétrico: Ricardo Sabry Azar, Klebert Brito Fortes.

Guitarra: Francisco de Oliveira Barroso e Francisco Almeida Cardoso.

Violão: Waldir Santos Neto, José Henrique de Sousa Barros, Lucas Oliveira de Carvalho.

Acordeom: Davi de Holanda Oliveira Caetano.

Trombone: Christian Jonhy Peres Dos Santos.

Percussionistas: Felipe Anderson Nunes Lima, Daniel Medeiros Rezende, Michelle Caroline Dias Cardoso, Yuri Dávison Alves Fortes.

Pianista: Luciano Azevedo e Silva.

Preparadores vocais: Luciano Azevedo e Silva, Alisson Rodrigues Costa, Filipe de Sousa Oliveira.

Arranjos: Marcos Petrônio, Daniel Medeiros Rezende, Cássio Martins, Francisco José da Silva Nascimento.

Para acompanhar as próximas apresentações da O&CUFPI acesse aqui.

Confira mais fotos:

aberturamusica-44_copy_copy.jpg

aberturamusica-56.jpg

aberturamusica-64.jpg

aberturamusica-38.jpg

Fim do conteúdo da página