Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove audiência para discutir projetos de internacionalização

UFPI promove audiência para discutir projetos de internacionalização

Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 10h37

WhatsApp_Image_2023-05-16_at_20.03.55_1.jpeg

Reunião ocorreu no dia 17 de maio no Salão Nobre da Reitoria

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu no mês de maio uma comitiva integrada por professores envolvidos em projetos de extensão e ações de internacionalização do ensino superior.

O encontro foi mediado pela Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz, e contou com a participação do Diretor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Vilton Soares, convidado para participar da III Edição do Séminaire de Rentrée, realizado pelo curso de Letras Português - Francês.

Durante a reunião, os participantes defenderam a importância do estabelecimento de parcerias entre a UFPI e outras IES (instituições de ensino superior). Entre as propostas, está a criação de condições para que a universidade possa ofertar os testes de proficiência em francês DELF e DALF.

A prova para a certificação do DELF é voltada aos estudantes de nível intermediário de francês. Já o DALF é somente para os estudantes de nível avançado.

O Prof. Vilton Soares citou experiências recentes do IFMA como exemplo. Entre os possíveis caminhos são as associações que reúnem filiados de todo o Brasil por meio de convênios e acordos de cooperação com universidades estrangeiras.

Entre essas associações, destacam-se o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que a instituição já integra e por meio do qual lançou, neste ano, a primeira edição do GCUB-Mob, com a participação de estudantes oriundos de Moçambique, Haiti, Honduras e Colômbia.

A Profa. Larissa Rodrigues, coordenadora pedagógica do NucLi de Francês da Rede Andifes/IsF e do Projeto Ser, recordou o êxito alcançado por estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao curso de Letras Estrangeiras da UFPI.

No último mês de abril, dois alunos da instituição foram selecionados em um programa de ensino de língua francesa na França e na Guiana Francesa.

Os professores presentes defenderam ações que podem acelerar o processo de aceitação de estudantes e pesquisadores em projetos internacionais dos diferentes níveis de ensino, como a aquisição de recursos para realização gratuita de testes de proficiência sem a necessidade de deslocamento para cidades fora do Piauí.

O encontro com o reitor serviu de ponto de partida para a concretização de ações futuras e aceleração das políticas já existentes na universidade com o intuito de beneficiar a comunidade acadêmica.

19ed8a4b-5e22-4c1f-a3aa-38e17802773f.jpg

Alunos e docentes participam do encerramento da terceira edição do Séminaire de Rentrée, evento promovido pela Coordenação de Letras Estrangeiras com o fim de incentivar a difusão da língua francesa na comunidade acadêmica