Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CTT/UFPI realiza aula inaugural dos cursos do EJA EPT em Teresina e União

CTT/UFPI realiza aula inaugural dos cursos do EJA EPT em Teresina e União

Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 18h04

WhatsApp_Image_2023-06-06_at_16.17.23.jpeg

Aula inaugural dos cursos de EJA EPT em Teresina

Aconteceu nos dias 2 e 3 de Junho, a aula inaugural das atividades dos cursos de Formação inicial e continuada (FICs) nas cidades de Teresina e União. Os cursos FICs fazem parte do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A iniciativa foi idealizada pelo Colégio Técnico de Teresina e as Secretarias Municipais de Educação e Cultura – SEMEC de ambos os municípios, ao todo mais de 600 pessoas serão beneficiadas.

Na sexta-feira (2), foi realizada a aula inaugural no município de União no Espaço Parque Beira Rio, todos os 300 alunos matriculados compareceram à aula inaugural. Na oportunidade, o Diretor do Colégio Técnico de Teresina, prof. Edinalvo Mousinho destacou a importância de articular parcerias que proporcionem a ampliação de projetos, os quais visam instigar a educação entre jovens e adultos. “Vamos continuar investindo nessa modalidade, que a cada dia vem crescendo. Como instituição de ensino é nossa responsabilidade buscar sempre aumentar as oportunidades na educação, não só para dentro da universidade mas para abranger a comunidade externa”, pontuou.

WhatsApp_Image_2023-06-06_at_16.17.24_copy.jpeg

Solenidade no município de União

Durante a cerimônia de inauguração, a Secretária de Educação de União, profa. Francisca Castro, dedicou sua fala para desejar que os alunos beneficiados aproveitem ao máximo todo o conhecimento que vão adquirir com os cursos. “Como ex-professora do Projeto, é uma uma alegria ver esta iniciativa crescendo e proporcionando oportunidades únicas de aprendizagem e na área profissional. Anseio que possamos conseguir promover qualificação e conhecimento para ainda mais pessoas”, ressaltou.

A Gerente da EJA Jucimara Araújo destacou que a Educação de Jovens e Adultos está cada vez mais presente na nossa educação e pediu muito compromisso e responsabilidade por parte dos alunos. “Não desanimem e não desistam nos momentos de dificuldade. Façam valer a pena essa oportunidade de crescimento profissional e de conquista de conhecimento tão importantes nesse mundo competitivo no qual vivemos. Aproveito para agradecer à Universidade Federal do Piauí, a direção das escolas dos municípios de Teresina e União e a Secretaria de Educação, que apoiam incondicionalmente as ações da educação e nos oferecem todo o suporte para os investimentos necessários”.

Também estiveram presentes na solenidade de União: a Superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e coordenadora geral do projeto EJA integrado EPT da UFPI, Virgínia Tâmara Muniz; e demais membros desta equipe, a Coordenadora Geral do Projeto no CTT, Profª. Cristiane Lopes; Genival Celso Coordenador-adjunto; Pedagoga Maria Rita, Orientadora Pedagógica; e os Apoios Acadêmicos, como também a Profª. Lívia Nery Diretora do CEAD/UFPI e parceira do projeto.

Em Teresina, a aula inaugural aconteceu no sábado (03), pela manhã no Auditório do CTT. Na capital, o projeto vai ocorrer em um período de 18 meses, com 390 vagas distribuídas em 5 cursos, os quais foram escolhidos pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos em 2022, durante a elaboração da iniciativa.

As aulas são presenciais e acontecem nas escolas dos respectivos municípios. As atividades contaram com a presença dos Supervisores de Curso, Orientação Pedagógica, Professores e Apoio acadêmico integrantes da Equipe do Projeto de EJA Integrada à EPT do Colégio Técnico de Teresina da UFPI.

Estiveram presentes na solenidade o Prof. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho, Diretor do CTT; a Profª. Virginia Tamara Muniz – Superintendente do Ensino Básico Técnico Tecnológico da UFPI e Coordenadora geral da EJA EPT na UFPI; como também, o Prof. Francisco Rodrigues – Coordenador da Educação de Jovens e Adultos; a Profa. Cristiane Lopes – Coordenadora Geral da EJA EPT no CTT, o Prof. Genival Celso, Coordenador Adjunto da EJA EPT; a Profª. Luzineide Fernandes, Supervisora da EJA EPT; a Pedagoga Maria Rita, Orientadora Pedagógica dos Cursos FICs ofertados pelo CTT; e o Sr. Ribeiro Júnior membro representante da FADEX/UFPI; e os Diretores das escolas municipais parceiras deste projeto.

EJA EPT na UFPI

O projeto da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional é fruto da aprovação do Edital Nº. 17 de 2022 do MEC/SEB no qual a UFPI concorreu por meio de seus Colégios Técnicos, que resultou na aprovação em 9° lugar no Brasil, possibilitando um investimento na EJA integrada à EPT na ordem de R$7.809.000,00 a serem empregados na qualificação por meio de cursos de Formação Inicial Continuada – FIC e Cursos Técnicos para 3.900 pessoas que estão matriculados na modalidade de ensino da EJA nas redes de ensino municipal e do Estadual que pactuaram com os Colégios Técnicos da UFPI nos municípios de Teresina, Floriano e Bom Jesus.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-06-06_at_16.17.24_1.jpeg