Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Jornalismo da UFPI recebe palestra do repórter Chico José

Curso de Jornalismo da UFPI recebe palestra do repórter Chico José

Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 12h04

O repórter Francisco José esteve nesta quarta-feira (07), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), ministrando a palestra “Os desafios das grandes reportagens” para discentes e docentes do curso de Jornalismo da UFPI. Na ocasião, falou sobre sua história na Televisão, descreveu o processo de matérias arriscadas ao redor do mundo, além de responder perguntas dos participantes.

CHICO_JOSÉ_-_PALESTRA-10.jpg

Repórter Chico José ministrando palestra no auditório do CCE

Famoso por produzir matérias muito arriscadas em grandes veículos de mídia, ele falou um pouco sobre que mensagem queria passar com sua palestra: “O que eu vou falar para as pessoas é que não tem que fazer a mesma coisa que eu faço, porque tem muito risco na maioria das reportagens. O que eu recomendo, é que os futuros profissionais possam procurar fazer seu trabalho da melhor forma possível e utilizar o jornalismo como ferramenta social”, enfatizou.

CHICO_JOSÉ_-_PALESTRA-21.jpg

Aluna de Jornalismo, Neyara Carvalho, responsável pelo contato com o repórter

A aluna do curso de Jornalismo, Neyara Carvalho, entrou em contato com o referido jornalista e recebeu a oportunidade de trazer a discussão para o curso, a partir do intermédio da coordenação do curso, com a professora Nayra Veras, para que o evento fosse organizado e divulgado para os alunos.

CHICO_JOSÉ_-_PALESTRA-20.jpg

Professora Nayra Véras, coordenadora do curso de Jornalismo e organizadora do espaço para a palestra.

“Quem mais tem a ganhar são os alunos. É uma oportunidade muito grande de a gente ouvir um jornalista que tem muita experiência. Aqui no Piauí, tem-se grandes jornalistas, mas que não tiveram a oportunidade de fazer grandes reportagens como o Chico José teve. Então eu acho que é um momento muito enriquecedor para os alunos que estão aqui acompanhando”, afirma a coordenadora do curso de Jornalismo da UFPI.

CHICO_JOSÉ_-_PALESTRA-13.jpg

Ao falar de suas reportagens muito arriscadas, Chico José disse: “Todo mundo tem medo, eu procuro controlar o medo. Então se eu pego uma reportagem arriscada, eu vou lá porque quero, porque decidi ir. Se você correr na hora do medo, o bicho pega, então você tem que controlar o medo e é isso que eu faço", finalizou.