Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Colégio Técnico de Floriano visitam a Rádio FM Universitária

Alunos do Colégio Técnico de Floriano visitam a Rádio FM Universitária

Na manhã desta sexta-feira (14), os alunos do Colégio Técnico de Floriano (CTF) visitaram a Rádio FM Universitária, localizada no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A visita integra as atividades do projeto RadioTec, coordenado pelo professor Ribamar Batista, e teve como objetivo conhecer a rotina produtiva da rádio.

Alunos do CTF visitam Rádio FM UFPI

A turma, formada por 13 alunos, foi recebida pelo diretor da rádio, Prof. Dr. Paulo Fernando, que apresentou as instalações e a programação da FM UFPI. "Ficamos muito felizes com a iniciativa do professor Ribamar em trazer essa turma para conhecer as rotinas produtivas da rádio. É um dia muito alegre, porque é a primeira vez que recebemos, oficialmente, um grupo que vem conhecer a estrutura do nosso espaço", declarou o diretor.

Diretor da Rádio, Paulo Fernando, apresenta a programação aos alunos

Durante a visita, os alunos participam da produção dos programas e de uma oficina de rádio ministrada pelos alunos do Curso de Comunicação Social. A turma teve a oportunidade de assistir uma apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um dos programas da FM Universitária, o Balaio Pop.

Caio Brandão e Mayra Monteiro apresentam o TCC sobre o  programa "Balaio Pop"

O professor Ribamar Batista falou sobre a experiência de conhecer a estrutura da rádio. "Os alunos estavam ansiosos para sair do CTF, conhecer outro ambiente e trocar experiências. Essa visita é uma forma de trabalhar a linguagem, a questão da rotatividade, a expressão oral e o trabalho em equipe", explicou.

Alunos do CTF visitam a sala da diretoria da FM UFPI

Animados com a visita, os alunos demonstraram-se curiosos e receptivos as novas informações. "É uma experiência sensacional, porque a gente está começando um projeto e conhecer a estrutura de uma rádio nos traz motivação. Nós começamos a projetar melhorias na RádioTec e vamos colocar em prática várias ideias que vimos aqui como aprimorar a programação e conquistar mais ouvintes", disse a aluna Geovana Lima.

RadioTec - Rádio escolar online

O projeto RadioTec que tem como objetivo promover a manifestação criativa dos jovens e mudar de forma positiva a rotina da escola técnica.

A rádio escolar online, RadioTec, existe a seis meses e o projeto começou no primeiro semestre de 2013, com a consolidação do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT), local destinado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas, em parceria com a UFPI.

Os alunos que participam do projeto são voluntários e qualquer aluno do colégio pode participar. "A ideia é que, no futuro, o CTF consiga recursos para oferecer bolsas de incentivo e conquistar mais alunos", destacou o professor Ribamar Batista.

Acesse o blog da RadioTec e conheça mais sobre o projeto.