Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia em outubro I Simpósio Internacional de Leishmanioses da região Meio Norte

Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 14h47

Snapinsta.app_369634678_337540645273967_2869449152405240086_n_1080.jpg

Entre os dias 09 a 11 de outubro, o Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí(CT/UFPI) será marcado por importantes debates acerca do impacto das Leishmanioses na sociedade. Com palestrantes nacionais e internacionais, o I Simpósio Internacional de Leishmanioses da região Meio Norte conta com uma programação rica a respeito das enfermidades, com atividades distribuídas nos turnos manhã e tarde. Aberto ao público acadêmico e interessados na temática, o evento gratuito, que já esgotou suas vagas, conseguiu reunir cerca de 300 inscritos de diversas localidades do país.

Com o tema, “Epidemiologia, Diagnóstico e Soluções Terapêuticas Inovadoras Aplicáveis ​​às Leishmanioses”, a primeira edição do evento tem como um dos principais pontos de partida, discutir as abordagens de tratamento e prevenção, incluindo a utilização de vacinas disponíveis no mercado veterinário contra tais enfermidades. O encontro, que deve reunir pesquisadores e estudantes de diversas regiões brasileiras, bem como países, visa promover a troca de conhecimentos, o estabelecimento de parcerias colaborativas e a avaliação de potenciais opções terapêuticas emergentes para a leishmaniose.

Organizado por professores do Centro de Ciências Agrárias(CCA), discentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), pesquisadores pela instituição federal e ensino privado, o evento conta ainda com o auxílio de graduandos de Medicina Veterinária, que serão monitores na ocasião.

O evento que ocorre na UFPI pretende discutir de forma ampla a temática, por meio da presença de regiões do país, representadas por pesquisadores com experiência na temática. “O fato da UFPI estar sediando esse evento é extremamente relevante. É gratificante para nós, professores do CCA, contar com o apoio do Centro de Tecnologia para realizar o evento em seu auditório, o que mostra a união da nossa instituição, bem como faz juz às políticas de impulsionamento da ciência. Temos bastantes inscritos e estamos animados para receber os participantes e palestrantes em uma discussão tão pontual como tais enfermidades que assolam diversas regiões do nosso país”, enfatizou a organizadora do evento e docente da UFPI, Socorro Cruz.

O I Simpósio Internacional de Leishmanioses da região Meio Norte, que já conta com a expertise de 11 palestrantes estudiosos da área, em âmbito internacional e nacional, e representantes do Ministério da Saúde, foi arquitetado com vistas a propiciar importante debate à luz do tema já discutido no “LeishSul”, evento acerca da enfermidade na região que leva no nome.

De acordo com a docente, Teresina já foi considerada a capital da Leishmaniose Visceral, popularmente chamada de Calazar, em que na década de 80 foi palco da grande primeira epidemia da enfermidade no Brasil. Com a implementação de medidas públicas, aliada a pesquisas realizadas nas instituições de ensino, a cidade conseguiu reduzir o quadro agravante de episódios da doença. Para ela, a ideia é continuar neste caminho e manter a vigilância epidemiológica.

“Precisamos reforçar o papel da ciência no controle de doenças tão negligenciadas, como as Leishmanioses. A implementação, bem como investimentos em pesquisas desenvolvidas na academia, por parte das instituições, bem como de autoridades nacionais do respectivo campo, mostram significativo impacto na busca pela redução de casos de enfermidades como a temática deste encontro”, destacou a professora Socorro Cruz.

Confira a programação completa aqui.

Acesse o site do evento.