Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2023: Mesa-redonda discute sobre o papel das ICT’s em promover inovação

SIUFPI 2023: Mesa-redonda discute sobre o papel das ICT’s em promover inovação

Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 08h51

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (20/11), o XXXII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e XV Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação SDTI, com mesa-redonda acerca do “Ecossistema de Inovação no Piauí: o Papel das ICTs”, integrando a programação do SiUFPI 2023. Os Seminários da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) abrem discussão para o tema do evento neste ano, “Sustentabilidade e inovação: o futuro já começou”. A 5º edição da solenidade ocorre de maneira híbrida, presencialmente, no Cine Teatro da instituição, e on-line através da UFPITV, no YouTube.

IMG_9542_copy.jpg

Profa. Keylla Urtiga apresenta convidados e disserta sobre o trabalho na UFPI

Um dos principais objetivos da mesa-redonda foi proporcionar o compartilhamento de experiências e oportunidades acerca da inovação entre importantes entidades, com vistas a discutir sobre agenda fomentada na UFPI. Nesse sentido, 5 ministrantes, representantes de instituições, se reuniram para dissertar sobre o assunto, foram eles: a economista pela Universidade Federal do Piauí, também servidora da instituição, representando a Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Profa. Eliciana Selvina Ferreira Mendes; o Coordenador de Inovação e Propriedade Intelectual da UFDPAR, Prof. Giovani Rebouças Pinto; o Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (UNIT) da UESPI, Prof. Tales de Alencar Carvalho; o Analista de Inovação e Gestor de Projetos para Negócios Inovadores do Sebrae no Piauí, Anderson Soares; e o Gerente de Inovação da PROPESQI/UFPI, Prof. Paulo Jordão de Cerqueira Fortes.

Fazendo as honras e agradecendo a presença dos convidados, a Profa. Keylla Urtiga, Coordenadora de Pesquisa e Inovação, aproveitou a ocasião para falar sobre o desenvolvimento da inovação dentro da academia. “Gostaria de destacar que a UFPI, através de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação tem procurado de forma bastante efetiva promover a inovação dentro da nossa Instituição com ações voltadas à prática da aplicação do conhecimento, de tudo que nós produzimos aqui para que realmente possa chegar na sociedade. Então, a Universidade tem fomentado seus pilares fundamentais de ensino, pesquisa e extensão, bem como procura tornar-se também uma universidade empreendedora, aquela que incentiva e motiva o empreendedorismo nos alunos”, enfatizou.

Prof. Paulo Jordão fala sobre o ecossistema acadêmico

Para o professor Paulo Jordão, a ideia de ecossistema vai muito além do conceito transmitido em matérias como Biologia. Nesse sentido, o docente ressalta a importância da agenda para as universidades, em especial, a UFPI. Quando a universidade investe no professor, no aluno, no empreendedorismo e na inovação, isso é um ecossistema. Hoje, a PROPESQI investe mais para fazer com que essas inovações saiam da universidade e englobem também a comunidade”, disse.

IMG_9543_copy.jpg

A importância de promover parcerias é citada na mesa

Representando a FAPEPI, a Profa. Eliciana Selvina Ferreira Mendes destaca o desafio de interagir com parceiros, em busca de efetivar oportunidades para o alunado piauiense. “O desenvolvimento também se dá por uma prerrogativa de continuidade de parceiras que se farão relevantes ao decorrer do tempo. Gostaríamos de pontuar aqui que, enquanto ecossistema, a FAPEPI tem feito valer a intensidade das parcerias”, pontuou.

Anderson Soares fala da relevância das articulações

A atuação do Sebrae também foi pauta de discussão na ocasião. O investimento da instituição em projetos universitários ganhou foco com a participação de Anderson Soares na mesa-redonda. “A gente vê as pessoas fazendo a conexão entre a academia e parcerias, mas essas pessoas muitas vezes não possuem ou não fazem articulações corretas para tal. Esse é um diálogo muito complexo de se fazer. Sabemos que o empreendedorismo é muito importante, mas fazer o pesquisador um empreendedor leva muito tempo. Então, o Sebrae hoje trabalha com essa articulação entre universidade e indústria”, concluiu.

Após a mesa-redonda, finalizou-se o primeiro dia de SIUFPI. O evento segue até dia 24 de novembro e durante este período os participantes poderão conhecer os trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Assista a mesa redonda aqui.