Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XXXII SIC e XV SDTI: Palestra abre debate sobre inovação nas instituições de ensino superior

Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 08h36

palestra_copy_copy_copy.png

Palestrante Anapatrícia Morales Vilha abre programação do XXXII SIC e XV SDTI

Na segunda-feira (20) foi realizada a palestra “Inovação nas universidades: desafios e oportunidades” como parte do XXXII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e do XV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), a transmissão ocorreu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí e foi ministrada pela Profa Anapatrícia Morales Vilha (UFABC/FAPESP) e coordenada pela Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Profa. Keylla Maria de Sá Urtiga Aita. A reunião foi transmitida pelo YouTube no canal da UFPITV.

A convidada abordou as principais mudanças ocorridas nas universidades brasileiras e as parcerias entre empresas e instituições de ensino superior. Segundo a professora Anapatrícia Vilha, “as universidades estão sempre ligadas às empresas e ao Estado, e passam por constantes inovações no desenvolvimento do capitalismo”, afirma. Estiveram presentes alunos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Letras Libras, Educação Física e Ciências Biológicas.

Foram citados temas como o poder das Startups e das DeepTechs, que oferecem longos prazos para o desenvolvimento de tecnologias complexas. Vilha reforçou que alguns desafios da interação entre universidade e empresa são o alinhamento das expectativas, comunicação adequada e a coordenação e liderança. Ao final do encontro, os participantes tiraram suas dúvidas com a convidada, sobre a colaboração da universidade na FAPESP e como foi a sua experiência como diretora de gestão na Universidade Federal do ABC.