Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Expedição “Rota do Homem Americano” inicia nesta quinta-feira (23) em Oeiras (PI)

Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 14h54

LOGO_ROTHAM_1_OEIRAS_A_PEDRO_II.jpeg

Um grupo de pesquisadores, empreendedores sociais e de autoridades públicas de diversas instituições estará em Oeiras, na próxima quinta-feira (23/11), participando do lançamento da Etapa I da Expedição Rota do Homem Americano. A ação conta com coordenação do professor Rômulo Fontenele, do Curso de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Na solenidade de abertura, serão apresentados documentários, pesquisas científicas, além da  cultura colonial do sertão.

Reitor Gildásio Guedes e Prof. Rômulo Fontenele (Coordenação da Rota do Homem Americano na UFPI)

A Expedição, que promete ser uma jornada de descobertas e de aprendizados, percorrerá importantes sítios arqueológicos e paleontológicos, visitando locais sagrados como a Missão dos Aroazes e Santa Cruz dos Milagres. Além dessa imersão científica e cultural, os participantes terão a oportunidade de conhecerem comunidades tradicionais ao longo do trajeto de três dias.

A cerimônia de encerramento da Etapa I, juntamente com a entrega de certificados aos Expedicionários, ocorrerá na cidade de Pedro II, em 25 de novembro, com apresentações culturais da região serrana.

Serão também visitados o Astroblema de São Miguel do Tapuio, uma imensa cratera provocada por meteorito há centenas de milhões de anos, o Parque Pedra do Castelo, balneários no Rio Poty, e sítios arqueológicos no Município de Juazeiro.

A continuação desta jornada, a Etapa II, está programada para o início de abril de 2024. Esse segundo trecho explorará a região norte do estado do Piauí, passando por Sete Cidades, cachoeiras, e outros sítios arqueológicos, sendo o último em Cajueiro da Praia.

A Etapa III, prevista para acontecer em junho de 2024 na Região de Bom Jesus e São Raimundo Nonato, contará com a colaboração de agências multilaterais internacionais e universidades estrangeiras de renome. Será a Etapa internacional.

O Projeto Rota do Homem Americano é de suma importância para o desenvolvimento de novos arranjos científicos e produtivos, dando visibilidade internacional e integração ao valoroso patrimônio cultural e natural do Brasil, situado em rotas pré-colombianas.