Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta a 7ª edição do Ciclo de Palestras da PRPG no SIUFPI 2023

Aberta a 7ª edição do Ciclo de Palestras da PRPG no SIUFPI 2023

Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h46

prpg-12.jpgMesa de Abertura da 7ª edição do Ciclo de Palestras da PRPG no SIUFPI 2023

O 7° Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) teve sua solenidade de abertura na manhã desta terça-feira (21), com a apresentação musical do professor do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí, Edson Figueiredo. O evento foi transmitido no canal UFPITV no YouTube.

prpg-11.jpgProfessor do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí, Edson Figueiredo

A mesa de abertura do VII Ciclo de Palestras do PRPG do SIUFPI 2023 contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI, Regilda Moreira-Araújo; o Diretor de Avaliação da CAPES, Paulo Jorge Parreira dos Santos; o Coordenador de Programas e Bolsas da CAPES, Flávio Henrique Souza dos Santos; o Diretor Científico da FAPEPI, Pedro Júnior; a Presidente do Fórum de Coordenadores da UFPI, Solange Teixeira; e a Assessora da ASSINTER UFPI, Juliana Paz.

Segundo o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o ciclo de palestras expõe as atividades que vêm sendo desenvolvidas na Universidade, na área de pesquisa e principalmente na área de pós-graduação. “O que a Universidade está fazendo é resumido e apresentado aqui, o que as unidades de ensino produzem através de seus docentes e discentes. Esse momento é de grande alegria e um momento para comemorarmos”, complementou.

prpg-7.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes

A Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, vê o VII Ciclo de Palestras do SIUFPI 2023 como uma oportunidade para que possam ser trabalhados os temas que são de relevância para a pós-graduação. “Nesta sétima edição, nós vamos focar na avaliação dos programas, no aumento em relação às bolsas da CAPES. Também teremos uma pesquisadora da Universidade de Oxford para falar sobre as oportunidades de pesquisas no exterior, e também teremos o pessoal da biblioteca falando sobre buscas de trabalhos”, disse.

A Palestra de Abertura foi ministrada pelo Diretor de Avaliação da CAPES, Paulo Jorge Parreira dos Santos; com o tema  “A Avaliação dos Programas da CAPES: Desafios e Estratégias”. Durante a palestra, o Diretor deu destaque ao aumento das notas dos programas de pós-graduação, e a diminuição da taxa de programas que mantêm ou diminuem sua nota.

prpg-9.jpgDiretor de Avaliação da CAPES, Paulo Jorge Parreira dos Santos

Com o objetivo de promover discussões sobre a Perspectiva da Pós-Graduação no Brasil, Pesquisas e Bolsas no Exterior, Fontes de Informação para a Pesquisa Acadêmica, dentre outros temas, o  7° Ciclo de Palestras da PRPG contou com um momento para perguntas de respostas com o objetivo de tirar dúvidas dos presentes nas palestras.

A 2° Palestra do VII Ciclo de Palestras da PRPG do SIUFPI 2023 foi presidida pelo Coordenador de Programas e Bolsas da CAPES, Flávio Henrique Souza dos Santos, tratando sobre “Programas e Bolsas CAPES: Estratégias e Perspectivas”, finalizando as discussões da manhã do 2° dia do SIUPI 2023.

prpg-10.jpgCoordenador de Programas e Bolsas da CAPES, Flávio Henrique Souza dos Santos