Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bolsas no Exterior e Fontes para Pesquisa Acadêmica são temas de palestras do VII Ciclo de Palestras da PRPG

Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 09h20

joanna_lima.png

Pesquisadora de Oxford, Joanna Lima, iniciou a discussão da tarde de ontem do VII Ciclo de Palestras da PRPG

Na tarde da terça-feira (21), aconteceu o VII Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), como parte da programação do Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2023). O evento que promoveu discussões sobre a Perspectiva da Pós-Graduação no Brasil, Pesquisas e Bolsas no Exterior, Fontes de Informação para a Pesquisa Acadêmica dentre outros temas, neste ano apresentou as palestras Pesquisas e Bolsas no Exterior ministrada pela conferencista Joanna Lima (Universidade de Oxford) e Fontes de Informação para a Pesquisa Acadêmica pelo palestrante Bibliotecário Rigoberto Veloso (UFPI). Na oportunidade, estiveram presentes a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; e a Assessora Internacional, Juliana Paz. A transmissão completa pode ser assistida aqui.

De acordo com Joanna Lima, pesquisadora na Universidade de Oxford e egressa do curso de Biologia da UFPI, para que haja destaque na pesquisa é necessário o desafio de sair do país de origem em busca da expansão de culturas e conhecimentos os quais exigem a coragem de fugir da zona de conforto. Ela aconselha que é necessário dedicação e persistência como base fundamental, uma vez que o bloqueio de verbas e o corte de bolsa podem representar um dos principais empecilhos. Em contrapartida, “o ponto chave da pesquisa é aprender a fazer a pergunta em busca do objeto de estudo, haja visto que a resposta não podemos controlar”. Ou seja, “aprender a consumir e viver ciência é essencial para se manter informado e minimizar as chances de erros”, ressaltou.

Palestra: Fonte de Informação para a Pesquisa Acadêmica

rigoberto_veloso.png

Rigoberto Veloso, Bibliotecário da UFPI

Rigoberto Veloso, Bibliotecário da UFPI, encerrou a tarde com a palestra “Fontes de Informação para a Pesquisa Acadêmica”, abordando quais são as principais fontes de pesquisa e destacando os materiais que são utilizados para embasar um projeto de pesquisa, ideia ou trabalho final. Além de refletir sobre o papel dos bibliotecários nas instituições de ensino superior.