Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 50 anos do CCHL é celebrado em sessão solene na ALEPI

50 anos do CCHL é celebrado em sessão solene na ALEPI

Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 09h46

DSC_0088_3.jpg

Sessão solene celebra os 50 anos do CCHL/UFPI

O Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI) teve seu aniversário de 50 anos comemorado nessa quarta-feira (22) durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).

O evento foi proposto pelo deputado Fábio Novo (PT) e estiveram presentes autoridades estaduais, deputados, professores e servidores da Universidade Federal do Piauí. A mesa de honra contou com a presença do Reitor da UFPI, Professor Gildásio Guedes; da Diretora do CCHL, Professora Edna Joazeiro; do Vice-Reitor da UFPI, Professor Viriato Campelo; da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; da Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz; do Secretário de Estado de Administração, Samuel Pontes; do Vice-Diretor do CCHL, Professor João Benvindo de Moura; do Superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Estado do Piauí e Professora do Curso de Ciências Políticas, Monique Menezes; da Representante de todos os Chefes de Departamentos do CCHL, Professora Kellen Carvalho de Sousa Brito; do Presidente da Comissão dos 50 anos do CCHL, Professor Vítor Sandes; do Presidente da Academia Piauiense Letras, Jornalista Zózimo Tavares.

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, parabenizou a todos que fazem parte do CCHL e destacou a importância do centro neste cinquentenário. “Nestes 50 anos ocorreram no CCHL muitas lutas, conquistas e avanços, como a ampliação da oferta de novos cursos, contratação de docentes e técnico-administrativos, expansão predial, construção de laboratórios e núcleos de pesquisa. Isso vem de todos que dão vida à Universidade Federal do Piauí e ao CCHL, trazendo cada vez mais qualidade ao ensino, pesquisa e extensão desenvolvida neste centro”, disse.

DSC_0089_1.jpg

Da esquerda para a direita: o Vice-Diretor do CCHL, Professor João Benvindo de Moura; o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; e o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Vice-Reitor, Viriato Campelo, pontuou que essa homenagem é um reconhecimento justo aos cinquenta anos de existência do Centro de Ciências Humanas e Letras. Ele destacou a importância do centro na universidade, ressaltando a abrangência de cursos e pós-graduações, muitos dos quais possuem relevância nacional. “Essa homenagem não apenas reconhece o valor do centro para a comunidade interna, mas também reforça a importância da Universidade como o principal centro produtor de conhecimento e formação de recursos humanos no Piauí”.

DSC_0084_3.jpg

Diretora do CCHL/UFPI, Professora Edna Joazeiro

A Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Professora Edna Joazeiro, expressou que a homenagem representa um momento de grande honra para o CCHL. Ela enfatizou o papel contínuo da área de humanas como guardiã da sociedade. “Ao longo dos 50 anos, o Centro tem aplicado suas expertises e conhecimento em diversas áreas, culminando neste momento de glória. A UFPI sempre mantém as portas abertas, frequentemente sendo a entrada de muitas famílias para a universidade e o acesso ao conhecimento”, pontuou.

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, disse que o trabalho do CCHL ao longo desses cinquenta anos contribuiu para o desenvolvimento da sociedade piauiense. “É muito importante essa essa plenária para reconhecer o trabalho de todos que fazem o CCHL e o trabalho da UFPI que vem  contribuindo com toda a sociedade”, destacou.

Fábio Novo ressaltou que é impossível dissociar nossa sociedade dos serviços oferecidos pela Universidade Federal do Piauí. “É um Centro de ensino superior, já formou milhares de pessoas, mas a sua importância vai muito além, por ser um espaço democrático, humano e participativo, onde se ensina e aprende no campo das humanidades, valorizando a sociedade, suas construções históricas e reconhecendo o lugar da vida e das pessoas na construção de uma sociedade muito melhor”, pontuou.