Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Repensando o Social para um Futuro Sustentável” inicia o X SEMAE no SIUFPI 2023

Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h10

WhatsApp_Image_2023-11-23_at_17.02.57.jpeg

Apresentação musical durante abertura do X SEMAE

Na manhã desta quinta-feira (23) deu-se prosseguimento às programações dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SiUFPI), contando com a solenidade de abertura do X Seminário de Assistência Estudantil – SEMAE. O evento, que tem por objetivo apresentar os projetos desenvolvidos na assistência estudantil no que tange a educação e sustentabilidade social no momento atual, tem por tema  “Conectando Educação e Sustentabilidade Social”.

Na oportunidade, estiveram presentes a Profa. Mônica Arrivabene, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), a Profa. Aldora Lebre, Coordenadora de Assistência Comunitária (CACOM) e Coordenadora do X SEMAE; a Profa. Lívia Nery, Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD); o Prof. Luís Carlos Sales Pró-Reitor de Planejamentos; Carminda de Fonseca Reis, Chefe de Gabinete da UFPI; e a Profa Flávia Lorenne, Superintendente de Recursos Humanos da UFPI.

Coordenadora de Assistência Comunitária (CACOM), Profa. Aldora Lebre

Aldora Lebre expressou um pouco sobre os principais objetivos do SEMAE, em sua fala, durante a manhã deste evento: “Apresentar os projetos desenvolvidos na assistência estudantil, no que tange à educação e a sustentabilidade social no momento atual, e divulgar os nosso serviços, que a PRAEC dispõe, na sua vida acadêmica, na permanência dentro da Universidade e a sua conclusão com êxito”, afirmou a coordenadora.

DSC_0169_2.jpg

Diretora do CEAD, Lívia Nery

Lívia Nery citou a constituição brasileira de 1988 em suas falas para reforçar a importância das assistências e políticas estudantis: “A todos deve ser garantido o direito da inclusão, do acesso e permanência dos cidadãos brasileiros nos espaços de formação humana”, dissertou a professora.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene

Mônica Arrivabene lembrou das iniciativas realizadas pela PRAEC no meio estudantil deste ano: “ A PRAEC realizou esse ano inúmeras ações, como o alojamento de trânsito, com o intuito de facilitar a locomoção de pessoas com deficiência dentro da universidade. Abrimos editais com novas bolsas de auxílio estudantil, assim como realizamos o aumento das mesmas. Além de outras ações que beneficiaram os discentes da nossa Universidade”, destacou a Pró-Reitora.

WhatsApp_Image_2023-11-23_at_17.08.33.jpeg

Talk-show intitulado “Repensando o Social para um Futuro Sustentável”

A programação iniciou com uma apresentação musical, seguida por depoimentos de egressos que foram beneficiados pela PRAEC. O ponto alto da manhã foi o talk-show intitulado “Repensando o Social para um Futuro Sustentável”, apresentado pelo Prof. Maurício Fernandes da Silva (CEAD/UFPI) e mediado pelo discente de jornalismo beneficiado pela residência estudantil Natanael Oliveira, levantando questões relacionadas ao tema.

Durante a oportunidade, os participantes puderam desfrutar de um bazar gratuito denominado "Pega e Desapega", assim como participaram de um evento sobre alimentação saudável e sustentabilidade promovido pelo Restaurante Universitário. A manhã também contou com orientações sobre saúde bucal e prevenção do câncer de boca pela SEOD, demonstrando a importância da saúde e bem-estar dos estudantes.

Durante a tarde, a programação do evento segue com apresentação cultural, palestras, oficinas e apresentações de trabalhos. Confira a programação aqui.