Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Educação, Diversidade Cultural e Sustentabilidade Social” são discutidos na abertura do IV Seminário de Ensino de Graduação (SEG)

Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 09h31

Na tarde desta quinta-feira (23), dando continuidade às atividades da programação dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SiUFPI), foi realizada a abertura do IV Seminário de Ensino de Graduação (SEG) da Universidade Federal do Piauí. A solenidade foi realizada no Cine Teatro, tendo sua transmissão realizada através do canal UFPITV no YouTube.

A mesa de honra para abertura do seminário foi composta por: Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; Eliesé Idalino Rodrigues, Coordenador Geral da PREG/UFPI; Francisco Newton Freitas, Coordenador da CDAC/PREG/UFPI; Rosalina Gomes Pereira da Silva, Coordenadora da CAAC/PREG/UFPI; Willian Mikio Kurita Matsumura, Coordenador da CSPE/UFPI.

ana_beatriz.png

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes

A cerimônia teve início com uma homenagem aos professores da UFPI, falecidos em 2022 e 2023: Professora Maria Suely Rodrigues de Sousa CCHL/UFPI; Professor João Evangelista das Neves Araújo CCHL/UFPI e o Professor Benedito Carlos de Araújo Júnior CCHL/UFPI. Em seu discurso emocionante, a professora Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, destacou a relevância da vida profissional desses professores. “Dedicamos esse evento, a todos os feitos deles, todas as produções e todo o legado que eles deixaram na universidade”, comentou.

SEG-2.jpg

Primeira mesa de discussão “Contribuições de Componentes Curriculares de Cursos de Graduação da UFPI na Promoção à Sustentabilidade e à Inovação”

Após a cerimônia de abertura, o seminário contou com duas mesas-redondas. A primeira mesa foi composta pelo Coordenador do Curso do Bacharelado em Engenharia (CCA/UFPI), Alexandre Fernandes Perazzo; a professora Célia Maria Santos da Silva do Curso de Moda, Design e Estilismo (CCE/UFPI); o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis (CEAD/UFPI), Ildemir Ferreira dos Santos e teve a mediação feita pelo professor Francisco Newton Freitas, Coordenador da CDAC/PREG/UFPI. Seu tema é “Contribuições de Componentes Curriculares de Cursos de Graduação da UFPI na Promoção à Sustentabilidade e à Inovação” e teve como objetivo promover o debate de como o Curso está se organizando para, perante a Matriz Curricular, conjugar parâmetros de inovação e sustentabilidade.

O professor Alexandre Fernandes Perazzo, Coordenador do Curso do Bacharelado em Engenharia (CCA/UFPI), evidenciou a relevância do SEG  trazer esse tema tão importante a ser discutido para a Universidade e para a sociedade. “É um tema muito pertinente, principalmente com todos os levantamentos da questão do aquecimento global, além de ser um tema próximo para os desafios da agricultura e pecuária”, reiterou enquanto discursava.

segunda_mesa.png

Segunda mesa “Educação, Diversidade Cultural e Sustentabilidade Social”

Em seguida com o tema “Educação, Diversidade Cultural e Sustentabilidade Social” e como meta a discussão da temática, a segunda mesa-redonda teve em sua composição a professora Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG/UFPI); Jóina Freitas Borges, professora do CCN; Maria Assunção Sousa de Aguiar, Superintendente Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários; Cariny Maria da Silva Gomes, membro Núcleo Roda Griô/UFPI, Chefe da Biblioteca CCN/UFPI. Este debate foi mediado pelo Coordenador Geral da PREG/UFPI, professor Eliesé Idalino Rodrigues.

Em seu discurso, Maria Assunção Sousa de Aguiar, Superintendente Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, ressaltou a importância do evento nesse momento de carência que a sociedade tem, principalmente, pelos momentos difíceis que estamos passando dentro e fora da Universidade pública. “ Eu sou uma mulher militante do movimento negro, faço uma trabalho a mais de 20 anos, ligados às comunidades indígenas e quilombolas, e quando pensamos nesses momentos vividos que pedem novos olhares para o meio ambiente, novos olhares para a educação, me remete a pensar na educação que pode ser trazida para o nosso povo”, destacou.

Assista a gravação na íntegra do SEG clicando aqui.