Curso de Enfermagem promove ação voltada à campanha Novembro Azul em Hospital Psiquiátrico
Curso de Enfermagem da UFPI durante ação no Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu
Com o intuito abordar a prevenção do câncer de próstata, o Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu uma roda de conversa no Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, direcionada aos internos do sexo masculino. A ação foi coordenada pela professora Márcia Astrês Fernandes e contou com a presença das estudantes do Curricular 2 e extensionistas do Projeto “O Cuidar de Enfermagem em Saúde Mental na perspectiva da ressocialização” , em participação conjunta com a equipe multidisciplinar de psicólogas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, profissional de educação física e serviços social do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do hospital
A atividade foi realizada na última segunda-feira (27), no espaço de recreação da Geriatria da instituição e durante a intervenção, houve muito conhecimento compartilhado, por meio de dicas de cuidados preventivos. A roda de conversa trouxe várias discussões para romper preconceitos que impedem a realização de exames preventivos do toque retal que é muito estigmatizado pela população masculina.
Foi alertado também sobre os fatores de risco, como a idade e o histórico familiar, por exemplo, e esclarecido que os sinais e sintomas podem não aparecer nos estágios iniciais do câncer, no entanto, quando se manifestam podem se caracterizar como jato fino e ou fraco; micção intermitente, urgência para urinar; necessidade de urinar com frequência, especialmente, durante a noite; dores ou sensação de ardor nas vias urinárias, dor ao ejacular , dentre outros sinais de alerta. Após esse momento de troca de informações, foi promovida uma partida de voleibol entre internos e funcionários, seguido de um lanche de confraternização.
Para a extensionista e estagiária do curricular, Olga Castro, a experiência foi rica por incentivar a realização de exames periódicos e divulgação sobre a prevenção do câncer de próstata para o público-alvo, bem como para seu crescimento profissional/acadêmico. “Neste momento, os pacientes puderam entender a real dimensão do câncer de próstata lidando e recebendo informações sobre a doença e como se prevenir. Nesta atividade, esclarecemos a importância de manter consultas regulares com o médico urologista. Além disso, abordamos como o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento e destacamos as medidas preventivas principais, como atividade física diária, boas práticas alimentares, ter cuidado com a obesidade e diminuir o consumo de álcool e cigarro”, explica Olga.
A professora Márcia Astrês, supervisora do estágio curricular no Hospital Areolino de Abreu e coordenadora do projeto de extensão, enfatiza que a ação é uma forma de incentivar a educação permanente junto aos estudantes, a fim de que obtenham maior aprendizado e comprometimento, por meio do acolhimento, práticas cooperativas e colaborativas. Além de incitar nos discentes o compromisso social com a coletividade e integração com usuários, familiares e equipe interdisciplinar. “As atividades extramuros são extremamente relevantes na formação e desenvolvimento dos nossos alunos , por isso são “uma constante” em nossas práticas”.
Redes Sociais