Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Memorial Janaína Bezerra é entregue à comunidade ufpiana

Memorial Janaína Bezerra é entregue à comunidade ufpiana

Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h27

Na solenidade, que ocorreu na noite da última quinta-feira (30), estiveram presentes amigos, familiares, professores e artistas que prestaram tributos à memória da estudante.

Na noite da última quinta-feira (30), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) entregou o “Memorial Janaína da Silva Bezerra”, em homenagem à estudante de Jornalismo. O memorial está localizado no bloco do curso de Comunicação Social, do Centro de Ciências da Educação (CCE) em Teresina. A homenagem foi idealizada pelos estudantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), e contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social (CCE), da Direção do Centro de Ciências da Educação (CCE) e da Administração Superior da UFPI. No evento estiveram presentes amigos, familiares e artistas que prestaram tributos à memória da estudante.

Janaina_Familia.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, diretora do CCE, Eliana Alencar, chefe do DCS, Eliezer Castiel Menda, e família de Janaína Bezerra durante a entrega do Memorial

A entrega do memorial em homenagem a Janaína Bezerra também fez parte da programação do IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), que aconteceu na UFPI nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, com o tema “Juventudes e Outros Modos de Viver: rebeldias, resistências e autonomias”.

“É uma iniciativa da Universidade Federal do Piauí, através do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), do Centro de Ciências da Educação, e com apoio integral da gestão superior da UFPI. Estamos sempre presentes em todos os momentos que dizem respeito a nossa atuação, para proteger a nossa comunidade e os que frequentam nosso espaço”, destaca o reitor Gildásio Guedes.

Mural_Janaina-2.jpg

Memorial fica localizado no CCE

Guilherme Cronemberger, estudante de Jornalismo e coordenador do CACOS, explica que o memorial é algo que os estudantes pediam e que agora se tornou realidade. “Essa construção é um grande feito para os estudantes, mas ainda a gente considera que é o primeiro passo para uma UFPI melhor. O memorial é o primeiro passo, e agora a gente tem que focar em resolver essas outras questões. Estamos felizes por ter conseguido”, explica.

Os pais de Janaína Bezerra, Maria do Socorro Silva e Adão Bezerra, também estiveram presentes na entrega do memorial e falaram sobre o sentimento de ver a filha sendo homenageada na instituição. “Fico feliz e emocionada. Minha filha é muito querida e muito amada por todos os alunos e professores. Um pouco de todo mundo estava aqui”, disse a mãe de Janaína.

A presidente do Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento a Violência de Gênero da UFPI, Professora Edna Magalhães, conta que "essa ação conjunta mostra que a Universidade Federal do Piauí se mantém em evidência para exaltar que atos como o que ceifou a vida de Janaína Bezerra não se reproduzam".

Mural_Janaina.jpg

Mural fica no bloco do curso de Comunicação Social

Já a diretora do CCE, professora Eliana Alencar, explica que o memorial tem como objetivo fortalecer e manter viva a memória da Janaína, além de criar um espaço que se constitua um local de debate e manifestações culturais.

“Reafirmamos a ideia de que nós não podemos tolerar a violência de gênero. Então, o memorial é uma oportunidade que os estudantes e professores têm de se encontrar e manter viva a sua memória, a sua poesia e a sua voz em prol da luta contra a violência de gênero. O memorial foi uma iniciativa dos estudantes, que trouxeram a ideia para o departamento do Curso de Comunicação Social. Então abraçamos essa ideia, e a Direção viabilizou a execução do projeto com o apoio da Administração Superior”, frisa Eliana Alencar.