Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Floriano realiza I Colóquio “O Feminino em nós - Corpo e Consciência”

Campus de Floriano realiza I Colóquio “O Feminino em nós - Corpo e Consciência”

Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 08h20

WhatsApp_Image_2023-12-06_at_09.01.38.jpeg

Evento abordou como tema a violência contra a mulher

Com o intuito de compreender a educação como instrumento para o combate às violências contra a mulher, o Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI) promoveu no dia 4 de dezembro o I Colóquio “O Feminino Em Nós – Corpo e Consciência” O Estrutural e a Violência contra as Mulheres: o que pode a extensão universitária enquanto estruturante-emancipatório?. O evento contou com coordenação dos professores Grasiela Coelho e Vicelma Barbosa (ambas do corpo docente do CL em Pedagogia) e pelo professor Jairo Guimarães (do Curso de Bacharelado em Administração).

Desta forma, o Colóquio teve como objetivos específicos: entender a disfuncionalidade sobre os papéis de gênero no patriarcalismo; conhecer sobre a Lei Maria da Penha, serviços da rede de proteção e combate à violência contra a mulher;e identificar os tipos de violência contra a mulher.

De acordo com a professora Grasiela Coelho, o evento considerou todas as Diretrizes de Extensão da UFPI em sua concepção, planejamento e execução, compreendendo que é uma urgência tratar da violência contra a mulher. “Esta violência faz parte do Projeto do Capitalismo tardio e não é meramente uma situação de manifestação de violência, portanto, não se explica apenas pelo mundo aparente em que constatamos tantas atrocidades. Um fato científico que permite a constatação disso é que setenta e cinco por cento (75%) do trabalho não remunerado do cuidar no globo é feito por mulheres. Quando esta situação for modificada, porque ela vai ser modificada, o PIB mundial estará sob o controle feminino. Este trabalho que realizamos impactará para esta transformação. Nós confiamos porque compreendemos que a educação pautada na transformação-emancipação, provoca a expansão da consciência crítica, conectando-a dialeticamente à realidade social”, explicou.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-12-06_at_09.01.40_1.jpeg