Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da FAPEPI

UFPI participa da Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da FAPEPI

Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 09h49

_-13.jpgSessão solene em homenagem aos 30 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI)

Na manhã desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), aconteceu sessão solene em homenagem aos 30 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). O evento contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes; do Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto; e também do ex-deputado federal e professor aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, reconhecido como autor da lei que deu origem à instituição.

Em sua fala, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, parabenizou as três décadas da FAPEPI de dedicação ao financiamento de projetos de pesquisa científica, tecnológico e inovação no estado do Piauí e celebrou a parceria das instituições. “A FAPEPI está presente em grande parte das nossas atividades por meio dos seus editais, e também do seu objetivo principal, que é fomentar a pesquisa. Desta forma, os programas executados pela FAPEPI têm estimulado o desenvolvimento científico-tecnológico do Piauí”, expressou.

_-20.jpgReitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes

A sessão foi aberta com a composição da bancada de honra, presidida pelo deputado estadual e Presidente da ALEPI, Franzé Silva. Na oportunidade, o deputado estadual, Francisco Limma, destacou a importância da pesquisa científica e dos avanços que ela proporciona para a sociedade, parabenizando o papel da FAPEPI no estado.

_-18.jpgBancada de honra na ALEPI

Neste momento de celebração, o Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto, relembrou o início da história da instituição e contou sobre sua criação, que se deu em parceria com o corpo docente da UFPI e pesquisadores da Embrapa, liderada pelo professor Afonso Sena Gonçalves, que foi diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. “Nestes 30 anos temos contribuído e vamos continuar contribuindo com a pesquisa no estado. Ainda temos muito trabalho e desafios pela frente", enfatizou.

_-3.jpgPresidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto

O Professor Afonso Sena Gonçalves, juntamente com parceiros, trabalhou em busca da concretização de um sonho que viria a beneficiar milhares de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, neste caso, a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Criada em 1993, a FAPEPI tem desempenhado um papel fundamental no fomento e apoio à pesquisa científica no Piauí, impulsionando o desenvolvimento do estado e contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

O ex-deputado federal e professor aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, reconhecido como autor da lei que originou a FAPEPI, trouxe destaque à contribuição da FAPEPI para a pesquisa no estado e como a instituição tem colaborado para o reconhecimento na área da pesquisa desenvolvida no Piauí. Em sua fala, o ex-deputado federal, também mencionou o crescimento do uso da inteligência artificial e como o estado pode trabalhar em pesquisas nessa área. “Assim como o celular mudou a nossa vida, a inteligência artificial traz uma mudança maior ainda e as pessoas ainda nem perceberam. Então, é preciso ter uma sintonia entre o governo e a FAPEPI, no papel de estimular as universidades, que podem conhecer essa nova e potente ferramenta que expande a nossa inteligência, para que possa ser adequadamente desenvolvida aqui”, disse.

_-8.jpgEx-deputado federal e professor aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, reconhecido como autor da lei que originou a FAPEPI

Também estiveram presentes na solenidade, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG/UFPI), Regilda Moreira-Araújo; a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam, e docentes da Universidade Federal do Piauí.