Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto inovador da UFPI busca soluções eficientes para a remoção de poluentes em águas residuais

Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 08h13

PROF_VALDIVANIA_-_ENG_MATERIAS-3.jpg

Coordenadora do projeto e professora da Universidade Federal do Piauí, professora Valdivânia Albuquerque do Nascimento

Contemplado pelo Programa InovaUFPI, o projeto "Remoção de poluentes em águas residuais através dos óxidos cerâmicos avançados" visa desenvolver técnicas avançadas para a remoção de poluentes em águas residuais. Coordenado pela docente do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí, Valdivânia Albuquerque do Nascimento, o projeto tem soluções e objetivos sustentáveis para um dos grandes desafios ambientais contemporâneos.

"Nossa pesquisa tem como objetivo a extração de poluentes em meio aquoso, especialmente quando se trata de remoção de corantes, fármacos, agrotóxicos e outros compostos orgânicos de águas e efluentes. Nossa solução apresenta eficiência seletiva, permitindo o extermínio individual de determinados poluentes - como corantes - sem afetar significativamente outros componentes da água", explica a professora Valdivânia Albuquerque.

O projeto já se encontra em fase experimental e tem mostrado resultados promissores. Por meio de testes realizados, o aluno do curso de Engenharia de Materiais que está envolvido no projeto, Francisco Eduardo Carvalho da Costa, comenta sobre a importância do estudo, tanto para sua vida acadêmica, quanto para a comunidade.

“É um projeto de grande importância, visto que, além do estímulo a estudar e pesquisar dados e avanços relacionados ao projeto - que é multidisciplinar - também é um colaborador único para o tratamento de água, não só do Piauí, mas até do Brasil, podendo melhorar a eficiência do tempo, maximizando resultados”, afirma o estudante.

O estudo, segundo a coordenadora, é feito através da utilização da cerâmica avançada para remoção de poluentes em meio aquoso. Apesar de não ter trabalhado com nenhuma comunidade, as metas também possuem esse fator como propósito. A professora também destaca que a Instituição colabora de maneira eficiente com total apoio ao desenvolvimento do projeto, desde o espaço físico -  o Laboratório LAC-TEC (Laboratório de Tecnologias Avançadas em Cerâmicas) - até consultorias empreendedoras - pois o projeto está participando do InovaUFPI, tendo aceleração de startup e consultorias com o Sebrae.

A pesquisadora considera que a iniciativa mostra-se valiosa, ao buscar não apenas soluções técnicas, mas também agregar conhecimento científico e acadêmico em prol de um futuro sustentável para nosso planeta. “O projeto ‘Remoção de poluentes em águas residuais através dos óxidos cerâmicos avançados’ é mais um exemplo do compromisso da Universidade, em união com seus professores e alunos, pela busca da pesquisa de ponta e o desenvolvimento da sociedade”, finalizou.