Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes participa da posse da professora Fides Angélica na Academia Piauiense de Letras
Início do conteúdo da página

Reitor Gildásio Guedes participa da posse da professora Fides Angélica na Academia Piauiense de Letras

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 16h01

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.46.jpeg

Posse de nova presidente da APL ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes Fernandes, integrou a mesa de honra de um momento histórico da Academia Piauiense de Letras: a posse da primeira mulher como presidente da Instituição, que foi fundada há 106 anos. A professora Fides Angélica assumiu a presidência da APL para o biênio 2024 -2026 em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (24), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí. O vice-reitor Viriato Campelo também esteve no evento, que teve a participação de autoridades políticas, como o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e de representantes das mais diversas instituições do estado.

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.45.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Fides Angélica é docente aposentada da UFPI, tendo sido a primeira professora do curso de Direito da Instituição e a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da OAB Piauí. Para o reitor Gildásio Guedes, a posse na APL é um acontecimento que honra a UFPI. "A professora Fides Angélica é ex-professora da nossa Universidade. Uma mulher batalhadora, que já ocupou vários cargos no estado do Piauí, cargos institucionais de elevada importância, e agora como primeira mulher a assumir a presidência da Academia Piauiense de Letras. A Universidade sente-se honrada por esse momento e agradecida pelo extenso serviço prestado por ela como docente da Instituição", declarou.

Integrante da Academia Piauiense de Letras desde 1994, a nova presidente discorreu a respeito dos sentimentos ao tomar posse e ocupar o cargo. “Alegria, emoção e gratidão aos meus colegas acadêmicos pela confiança”. A professora Fides Angélica também comentou sobre sua trajetória na UFPI. “Na Universidade Federal do Piauí eu tive dois momentos: momento de magistério, que eu comecei muito jovem, aos 26 anos; depois, fui procuradora geral da Universidade. Organizei o serviço jurídico da Universidade, deixei tudo estruturado, bem organizado, implantei e orientei os advogados de lá. Então, eu trago uma boa experiência das várias atividades”, afirmou.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.46_1.jpeg

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.46_2.jpeg

Fim do conteúdo da página