Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes participa da posse da professora Fides Angélica na Academia Piauiense de Letras

Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 16h01

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.46.jpeg

Posse de nova presidente da APL ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes Fernandes, integrou a mesa de honra de um momento histórico da Academia Piauiense de Letras: a posse da primeira mulher como presidente da Instituição, que foi fundada há 106 anos. A professora Fides Angélica assumiu a presidência da APL para o biênio 2024 -2026 em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (24), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí. O vice-reitor Viriato Campelo também esteve no evento, que teve a participação de autoridades políticas, como o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e de representantes das mais diversas instituições do estado.

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.45.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Fides Angélica é docente aposentada da UFPI, tendo sido a primeira professora do curso de Direito da Instituição e a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da OAB Piauí. Para o reitor Gildásio Guedes, a posse na APL é um acontecimento que honra a UFPI. "A professora Fides Angélica é ex-professora da nossa Universidade. Uma mulher batalhadora, que já ocupou vários cargos no estado do Piauí, cargos institucionais de elevada importância, e agora como primeira mulher a assumir a presidência da Academia Piauiense de Letras. A Universidade sente-se honrada por esse momento e agradecida pelo extenso serviço prestado por ela como docente da Instituição", declarou.

Integrante da Academia Piauiense de Letras desde 1994, a nova presidente discorreu a respeito dos sentimentos ao tomar posse e ocupar o cargo. “Alegria, emoção e gratidão aos meus colegas acadêmicos pela confiança”. A professora Fides Angélica também comentou sobre sua trajetória na UFPI. “Na Universidade Federal do Piauí eu tive dois momentos: momento de magistério, que eu comecei muito jovem, aos 26 anos; depois, fui procuradora geral da Universidade. Organizei o serviço jurídico da Universidade, deixei tudo estruturado, bem organizado, implantei e orientei os advogados de lá. Então, eu trago uma boa experiência das várias atividades”, afirmou.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-01-25_at_14.58.46_1.jpeg