Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo Teatral da LEdoC retoma as atividades de encenação

Grupo Teatral da LEdoC retoma as atividades de encenação

Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 16h53

foto_nota_1.1.jpg

Estudantes da LEDOC retornam com atividades teatrais

O Grupo de Teatro dos alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Ciências da Educação (LEdoC/CCE) da Universidade Federal do Piauí retornou com as atividades artísticas na quinta-feira (18), nas dependências do Alojamento de Trânsito.

O projeto teatral cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI é a alternativa escolhida pela LEdoC para incentivar a interação social entre os discentes, além de contribuir com a formação cultural e a permanência deles na Universidade. A finalidade do programa é levar acessibilidade cultural e formação do senso crítico, por meio da atuação, às comunidades camponesas atendidas pelo curso.

Professora Keylla Melo, coordenadora do projeto juntamente com o Prof. Luiz Bonfim, explica a importância da implementação das atividades artísticas no curso. “Trazer o teatro à LEdoC possibilita a democratização do universo cultural nas comunidades camponesas, historicamente excluídas de diversos aspectos da vida social. Então, a arte, além de proporcionar entretenimento e educação para essas populações, também amplia a consciência crítica sobre o mundo”, esclarece.

O teatrólogo Roberthy Sousa, egresso do curso e professor da Escola Técnica Estadual de Teatro Porf. José Gomes Campos, fala sobre o benefício da encenação na rotina acadêmica. “Como ferramenta pedagógica, o teatro atua como mecanismo de aprendizagem na graduação, e, principalmente, no ensino-aprendizagem na sala de aula”, diz.

A equipe ensaia a peça "O casamento da Maria Feia" todas às quintas e sextas-feiras nas imediações da Residência de Trânsito, inaugurada no início do mês. A peça será levada a comunidades camponesas piauienses a partir de março deste ano.

Confira mais fotos:

foto_nota_1.2.jpg