Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comissão do MEC chega ao Piauí para acompanhar a implantação do curso de Medicina em Floriano
Início do conteúdo da página

Comissão do MEC chega ao Piauí para acompanhar a implantação do curso de Medicina em Floriano

Imprimir
Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 16h59

reunião_medicina_floriano-31.jpg

Comissão do MEC chega ao Piauí para acompanhar a implantação do curso de Medicina em Floriano

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC) chegou ao Piauí para cumprir agenda de vistoria e avaliação para implantação do curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI. A equipe foi recepcionada pelo Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, na tarde da terça-feira (30) no Salão Nobre da Reitoria, no Campus de Teresina. 

No dia seguinte após a reunião na Reitoria, a Comissão do MEC seguiu viagem para Floriano, onde cumpre agenda até o dia 02 de fevereiro. Os compromissos contemplam reuniões com o Núcleo de implantação do Curso de Medicina no CAFS, com docentes que atuarão inicialmente na respectiva graduação, reunião com gestores do município e a visita às instalações propostas para o funcionamento do Curso. 

reunião_medicina_floriano-30.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes relembrou que até ano passado por conta da Portaria  N° 328, do Ministério da Educação, de abril de 2018, estava suspenso por cinco anos a publicação de editais de chamamento público para autorização de novos cursos de graduação em Medicina. E com o fim da vigência, a UFPI deu início às tratativas para a criação do curso em Floriano. “Assim que se findou o período de vigência da portaria, demos início a implantação do curso. Sempre estivemos em interlocução com a bancada federal e o Ministério da Educação para realizar esse sonho da comunidade, que com certeza irá beneficiar os estudantes de Floriano e de municípios vizinhos”, declarou. 

reunião_medicina_floriano-3.jpg

Vice-reitor, Viriato Campelo

Em sua fala, o vice-reitor Viriato Campelo ressaltou a importância do curso de Medicina na região. “É essencial para o desenvolvimento da saúde no Estado, principalmente na região Sul do Piauí. Também pensamos na necessidade de nos aproximarmos ainda mais das comunidades locais. A implantação desse curso de medicina irá desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do sistema de saúde regional”, pontuou. 

reunião_medicina_floriano-22.jpg

Coordenadora da CAMEM, Michelle Alves

Coordenadora da CAMEM, Michelle Alves agradeceu pela recepção e destacou que a UFPI mostrou ao Estado como qualificar profissionais da área da saúde em municípios do interior. “Nós sabemos que quando lançamos essa política de expansão das escolas médicas, surgiram perguntas como: será que a gente vai conseguir formar um bom médico no interior? Será que sem um hospital de grande porte a gente consegue formar médicos? E essa universidade já respondeu para o Estado do Piauí que isso é possível. E dentro dessa caminhada, temos atores importantíssimos, como a própria Universidade, os docentes, coordenação e essa comissão que tem como objetivo resguardar que essa qualidade aconteça”,  afirmou. 

Para a Diretora do CAFS, Edmilsa Santana, a visita da Comissão do MEC é mais um passo na realização do sonho dos florianenses. “Nós sabemos que é só a primeira visita e que ainda há muita coisa a fazer. Mas estamos aqui para ir à luta, para que possamos alavancar a economia e melhorar a saúde. Era um sonho dos florianenses e dos municípios da microrregião e macrorregião”, projetou a diretora. 

Amanhã (01), o Reitor Gildásio Guedes e a equipe da CAMEM se encontrarão com os gestores municipais. Em seguida, a comitiva visitará serviços de saúde que serão cenários de práticas para o curso de Medicina (Hospital, Unidades Básicas de Saúde, atendimento especializado, urgência e emergência). 

Fim do conteúdo da página