Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI associa uso terapêutico de jogos digitais na reabilitação respiratória

Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 08h16

Entre as sequelas presentes nas pessoas que são acometidas pela covid-19, está o comprometimento da respiração. Um projeto em andamento na Universidade Federal do Piauí (UFPI) intitulado “Gameterapia para auxílio de reabilitação respiratória”, tem buscado trazer melhorias para as pessoas que tentam recuperar a qualidade na respiração. Sob a coordenação da professora Carla Leite, do Departamento de Morfologia, o projeto conta com 6 alunos do curso de Medicina.

96d59d74-2009-4ec8-a44a-61e3a66bfbf6.jpgCoordenadora do projeto, Profa. Carla Leite e alunos

O projeto refere-se ao uso terapêutico de jogos digitais para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde física, mental e emocional. Sua base repousa na ideia de que a interação lúdica pode proporcionar estímulos positivos, motivar os pacientes e, consequentemente, acelerar o processo de recuperação. Fundamentada na utilização de jogos digitais e simulações interativas, essa forma de terapia tem ganhado destaque devido aos seus benefícios multifacetados.

d3bf22ff-a990-41c8-8419-98b182e9e83e.jpgJogos digitais e simulações interativas

Durante o ano de 2023, o grupo realizou estudos para identificar tecnologias que auxiliassem na reabilitação respiratória por meio da Gameterapia. Iniciou-se o desenvolvimento de um jogo que utiliza um equipamento de sopro acoplado a um sensor de fluxo de ar para a reabilitação respiratória. Este método inovador busca adaptar a fisioterapia padrão ouro para a reabilitação respiratória por meio da Gameterapia.

A coordenadora da pesquisa, professora Carla Leite, destaca que o foco sempre foi a manutenção da reabilitação, e o primeiro trabalho do grupo abordou as aplicações respiratórias, especialmente relevantes no contexto pós-covid. “Queríamos apresentar algo novo, contribuindo para este momento desafiador. Enfrentamos desafios e aprimoramos as competências em conjunto. Agora, nosso produto de reabilitação avançou para a segunda etapa, a parte clínica, em que veremos sua validade em um contexto prático. Estamos ansiosos para os novos propósitos e desafios que o futuro nos reserva”, pontua.

gameterapia-3.jpg
Coordenadora da pesquisa, professora Carla Leite

O jogo criado, semelhante ao "Flap Bird", utiliza um peixinho controlado pelo fluxo de ar expirado pelo usuário para coletar moedas. O protótipo mostrou-se conceitualmente sólido, fácil de usar, com baixa demanda técnica e treinamento, promovendo uma abordagem inovadora para a reabilitação respiratória.

O estudante Pedro Henrique Sousa, explica como surgiu a ideia da pesquisa. “O processo de reabilitação é algo que muitos pacientes acham monótono e entediante, então nas nossas pesquisas encontramos a Gameterapia. O Respiron é considerado o padrão ouro para reabilitação, mas sua eficácia é contestada devido à repetição desestimulante nos tratamentos. A proposta aqui é somar ao existente, não substituir, proporcionando uma abordagem mais estimulante. Essa abordagem visa manter o paciente engajado e motivado durante o processo de reabilitação”, disse.

gameterapia-5.jpgAluno do curso de medicina, Pedro Henrique Sousa

Lucas Sabino, estudante que também participa da pesquisa, ressalta que espera que esta ferramenta seja acessível e de fácil aplicação, podendo ser integrada ao conjunto de recursos já utilizados no atendimento aos pacientes. “Estamos todos entusiasmados com as possibilidades que o futuro no campo da pesquisa nos reserva. Nossa abordagem é otimizar a gamificação do Respiron, considerando as mudanças nas necessidades pós-pandemia, como a recuperação respiratória após casos graves de covid-19”, concluiu.

gameterapia-4.jpgAluno do curso de medicina, Lucas Sabino

A Gameterapia representa uma evolução significativa na abordagem terapêutica, aproveitando a tecnologia para proporcionar experiências inovadoras e eficazes no campo da saúde. Ao integrar diversão e tratamento, essa modalidade oferece um caminho promissor para melhorar a qualidade de vida e acelerar a recuperação de uma variedade de condições clínicas.