Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião alinha apoio da UFPI na realização da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí

Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 08h28

b1b263de-286a-4ac1-83b0-fd0eb9535cca.jpgFoto: SCS/UFPI

Na manhã desta sexta-feira (16) aconteceu a reunião de alinhamento das propostas referentes à I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, no Salão Nobre da Reitoria. A reunião contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; do vice-reitor, Viriato Campelo; da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; da Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga; do professor da UFPI, João Batista Lopes; da representante do Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação da UFPI, Aldeídia Pereira; do membro do Fórum de Coordenadores da UFPI, Edivan Carvalho; da representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP-UESPI), Nayana Pinheiro; do Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UESPI), Tales Antão; da representante da FAPEPI, Lara Falcão; e do doutorando em História da UFPI, Cássio Borges. A conferênca acontece nos dias 12, 13, 15, 19, 21 e 26 de Março de 2024.

Na reunião, foram colocadas em pauta as divisões territoriais do evento e suas respectivas sedes. Cada instituição de ensino será responsável por coordenar ações em territórios designados, com diversidade de perspectivas e experiências dos participantes, prometendo enriquecer as discussões e contribuir para a elaboração de propostas concretas durante a conferência.

Em sua fala, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, pontuou a importância da pesquisa e do apoio da universidade para essas atividades. “Criamos o InovaUFPI, registramos setenta patentes, subimos sete posições no ranking nacional de pesquisa. Estamos avançando na pesquisa e sempre buscando as melhores condições de integrar as instituições. É realmente um trabalho de formiguinha”, disse.

A iniciativa, que busca fomentar o diálogo e a integração entre os diversos atores envolvidos no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, tem como objetivo principal promover a reflexão e a construção de políticas que impulsionam o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.

O professor da UFPI, João Batista Lopes, apresentou durante a reunião o calendário da Conferência e também explicou a dinâmica do evento. “O evento está estruturado em seis conferências, sendo cinco territoriais e uma estadual. As territoriais irão acontecer em Picos, Bom Jesus, Parnaíba, Floriano e Teresina. Já o sexto encontro, de caráter estadual, acontecerá no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), em Teresina”, explicou.

fec68b77-486d-4963-9217-8376a19578c0.jpgJoão Batista Lopes, professor da UFPI

A conferência, que reunirá pesquisadores interessados no tema, não apenas se propõe a pensar uma política nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação, mas também a se consolidar como inspiração e referência para iniciativas similares em todo o país. A expectativa é que o evento promova a troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a rede de colaboração e impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Piauí.

O diretor do NIT-UESPI, Tales Antão, pautou na reunião sobre as estratégias de divulgação do evento e como a parceria entre as instituições favorece uma melhor propagação sobre a programação da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí. “Nós vamos poder utilizar tanto o WhatsApp ou e-mails para divulgar a carta da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, na qual possui dois links. O primeiro link trata-se da pré-inscrição, para que a gente possa ter a noção de quantas pessoas vão participar presencialmente nas conferências preparatórias, na conferência estadual. Já o segundo link consiste em um site que nós também estamos construindo com todas as informações sobre local, horário, programação”, descreveu.

Para mais informações sobre I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, clique aqui.